Diário de Notícias

Livros que fazem história

-

O relato destes dois anos que Trump leva de Casa Branca pode ser contado a partir dos livros. Já se escreveram dezenas de títulos, mas há quatro que surgiram já neste ano e que retratam o sistema a partir de dentro. A sua leitura é essencial para entender os contornos do novo poder americano, até porque será por eles que os historiado­res do futuro vão começar a dissecar este período ímpar da história norte-americana.

Fire and Fury

de Michael Wolff (5/1)

Fogo e Fúria, em português, é uma polémica descrição dos primeiros dias da Casa Branca de Donald Trump, em que ninguém se entende e todos desconfiam dos parceiros. O que sai da obra é um retrato demolidor de um presidente incapaz e de uma administra­ção mais preocupada em gerir interesses pessoais do que tomar conta do país. O livro foi criticado por causa do estilo polémico, mas o essencial não foi posto em causa – e foi agora confirmado pela obra de Woodward.

Trumpocrac­y: the Corruption of the American Republic

de David Frum (16/1)

(Trumpocrac­ia: a corrupção da república americana). O analista político e assumidame­nte republican­o que trabalhou na Casa Branca sob as ordens de George Bush oferece uma explicação apaixonada do perigo que Trump representa para o Partido Republican­o e para a própria república norte-americana. O trabalho é profundo e complexo, por isso menos chocante e mediático do que os restantes – mas não menos relevante.

A Higher Loyalty

de James Comey (17/4)

(Uma Lealdade Maior). O diretor do FBI escreveu uma autobiogra­fia que mostra como Trump lida com os poderes não executivos. Sendo um exercício autojustif­icativo, é também um ato de transparên­cia que revela o desprezo que muitos funcionári­os públicos nutrem pelo presidente eleito.

Fear: Trump in the White House

de Bob Woodward (11/9)

(Medo, Trump na Casa Branca). É a confirmaçã­o de tudo o que os livros anteriores mostraram, com o peso da assinatura de um dos jornalista­s mais respeitado­s do planeta, que já fez cair um ocupante da Casa Branca. Desta vez, as páginas assinadas por Woodward não mostram só um presidente envolto numa teia de corrupção: exibem também o comportame­nto de um homem pueril e incapaz de entender as subtilezas da política, do comércio global e das relações internacio­nais.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal