Diário de Notícias

COMO TORNAR-SE UM GÉNIO?

(13 REGRAS PARA SUBIR NA VIDA)

- Nuno Costa Santos TEXTO

Há quem diga que tornar-se um génio não é para qualquer um. Quem diz isso tem óbvio talento para a inveja. Damos-lhe instruções para deixar a vidinha que tem e convencer o mundo de que todos os seus falhanços e inabilidad­es se devem a uma condição excecional oferecida por uma entidade que as pessoas sensatas acham que não existe. Aqui ficam algumas regras básicas para procurar ser o génio que ainda não é e que, com trabalho e disciplina, pode vir a ser.

5. Tente enriquecer. Será chamado de génio no momento em que alguém lhe pedir dinheiro emprestado.

4. Durante a aprendizag­em distinga génios de não génios. Mark Zuckerberg, por exemplo, parece mas não é um génio. Criou uma rede social para facilitar o engate nos campus universitá­rios. O mundo está em contacto, de Cantanhede a Grozny, mas isso só quer dizer que há biliões de adultos com mentalidad­e de estudante na Queima das Fitas.

2. Assista aos programas de televisão de comentário desportivo. Fazem muito lembrar aquela sábia expressão: “Só génios éramos oito.” Há ali uma capacidade de antecipaçã­o, de previsão, que só os iluminados conseguem ter. É só tirar notas.

1. Procure ter um horário para ser génio. Ser génio a todas as horas é uma profissão de desgaste rápido. Programe: sou génio das 14.00 às 17.00, de segunda a sexta, e tente não ser génio – salvar a humanidade, por exemplo – durante o resto do tempo. É cansativo.

8. Alargue sem complexos a sua conceção de génio. Génios não são só Picasso, Mozart, Einstein, Shakespear­e e Marques Mendes. Génio também é quem consegue transforma­r o Bolsonaro num humanista.

9. Descarregu­e também o Tinder dos Génios, criado para que se possam encontrar em bares sem wi-fi e passar a noite a falar de física quântica e citar de cor os números de telefone da Europa do Norte.

11. Parta de vez em quando os móveis em casa, simule que ouve vozes e finja sentir melancolia uma vez por mês. Ou seja: dê a sensação de que tem uma doença mental. Segundo os estudos, é raro o génio que não tenha um desequilíb­rio qualquer. Não consta na história que haja algum notário que seja um génio.

13. Por fim, tenha cuidado. O estatuto de génio pode ser retirado. Se for o melhor jogador do mundo e visitar Las Vegas, o mais sensato é ficar em casa, de manta em cima das pernas, a assistir às televendas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal