Diário de Notícias

Sites de desinforma­ção chegam a mais de dois milhões de seguidores

-

Já são um negócio em Portugal e vão além da ideologia: vivem dos cliques do Facebook, recebem da Google e de sites de comércio pelo tráfego. Sem regras nem ética.

Amentira começa no título. Um dos mais bem-sucedidos sites de desinforma­ção em Portugal chama-se Bombeiros 24. Mas não tem nada que ver com bombeiros. Quem pesquisa no Google encontra um anúncio a um serviço falso: “Bombeiros 24 horas”. Se carregar no link, em vez de uma linha SOS encontra apenas um site. E de desinforma­ção.

No último mês, esta página teve mais de 939 mil partilhas dos seus textos no Facebook. Nessa rede social, a página tem um nome ainda mais enganador: Bombeiros Portuguese­s. Tem quase 300 mil seguidores. Gente real e preocupada o suficiente para assinar uma página com esse título. Mas o conteúdo não deixa muitas dúvidas sobre o que faz, na realidade: desinforma­ção. No dia 4 de novembro, no site, uma “notícia” citava o coordenado­r do Observatór­io da Emigração, Rui Pena Pires, dizendo que Portugal precisa de imigrantes. No Facebook, nos comentário­s antes da partilha da notícia, os administra­dores mostram o que pensam sobre o tema: “Afirmações um tanto ou quanto ridículas. Talvez se dessem valor ao trabalho dos portuguese­s houvesse mais gente disposta a trabalhar em certas áreas.”

A maior parte da desinforma­ção deste site vem de outra forma. É um falso jornal de crime. Nos seus links, várias pessoas “perdem a vida”, outras são apanhadas a traficar droga, outras desaparece­m, outras fingem “ter cancro”, há gatos torturados e asfixiados, crianças vítimas de abuso em hospitais. “Mãe perde a própria vida”, “homem perde a vida”, “agente da PSP tira a sua vida”, são alguns dos títulos desde o início de novembro.

De quem é a página Bombeiros 24? É um segredo muito bem guardado. O IP do site é o 149.202.52.180 e está registado em França, no servidor OVH SAS, em Roubaix. Toda a informação sobre os seus donos e autores é secreta. Depois de muita pesquisa, é possível saber, pelo menos, o método que garante o êxito, e o financiame­nto, desta página.

Sendo um dos sites mais populares nas redes sociais portuguesa­s, o Bombeiros 24 tem uma conta aberta nos serviços de publicidad­e do Google (com a identifica­ção: pub-9747752 864249330). A empresa norte-americana não revela os contactos ou a identidade dos seus clientes. Mas é possível saber que o mesmo gestor deste site português recebe, pela mesma conta, dinheiro de publicidad­e para um segundo site português. Chama-se Bilbiamten­garsada, assim mesmo, e tem 286 mil seguidores, só no Facebook. É, ao mesmo tempo, um meio de replicar a desinforma­ção da página dos falsos bombeiros e um lucrativo sistema de financiame­nto dos donos de ambos os sites. Desinforma­ção e software malicioso Nessa segunda página está em destaque o caso do tratamento das unhas da deputada do PS Isabel Moreira, com a legenda “estes

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal