Diário de Notícias

PAN ganha um grupo parlamenta­r

-

Depois da surpresa da noite eleitoral de 26 de maio, em que o PAN conseguiu eleger pela primeira vez na sua história um deputado para o Parlamento Europeu, o partido volta a surpreende­r. Como já mencionado, as europeias são o palco perfeito para surpresas desta natureza. Já as legislativ­as nem tanto. Veja-se pelo BE, que quando entrou no Parlamento pela primeira vez, em 1999, conseguiu dois deputados, mas nas eleições seguintes, em 2002, cresceu 50%, ganhando apenas mais um mandato. O PAN é um caso de cresciment­o, claramente mais rápido e acentuado. O partido cresceu 400% de 2015 para 2019. Claro que as circunstân­cias são diferentes e o tempo de legislatur­a e trabalho parlamenta­r foi também ele diferente. De qualquer das formas, a comparação ilustra bem o rápido cresciment­o do PAN, cresciment­o que também é embalado pelo contexto internacio­nal e pela agenda climática que está cada vez mais em cima da mesa.

O PAN cresceu em todos os círculos eleitorais, o que lhe permitiu quadruplic­ar a sua presença no Parlamento. Com 3,28% dos votos, ou seja, cerca de 166 mil votos, o PAN tem agora quatro deputados.

Comparando com 2015, o maior cresciment­o dá-se no distrito de Faro (+2,77%), embora o partido não consiga eleger por esse círculo que tem uma magnitude eleitoral bastante pequena, dificultan­do assim as contas aos pequenos partidos. Aliás, a zona do Algarve tem sido uma grande aposta do partido. Os seus cinco melhores resultados, onde alcança mais de 5%, são na zona algarvia. O partido

cresce ainda considerav­elmente em Setúbal (+2,54%) e Lisboa (+2,41%), permitindo obter um mandato por Setúbal e um segundo mandato por Lisboa. Conseguiu também um bom resultado no Porto, o que lhe garantiu mais um mandato eleitoral. Os bons resultados nestes círculos eleitorais não são surpresa, nas europeias observámos o mesmo. A força do PAN encontra-se geografica­mente concentrad­a nas zonas em que o partido detém já uma forte presença territoria­l, com a implantaçã­o local de comissões políticas concelhias, como acontece em Faro. Resumindo, o PAN some e cresce em todos os círculos eleitorais, crescendo sobretudo nos círculos eleitorais urbanos onde também a Iniciativa Liberal e o Livre têm melhor desempenho.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal