Diário de Notícias

Em prato onde tomate é rei, há saúde para dar e vender

O tomate é um dos alimentos mais produzidos em território nacional e dos que mais facilmente são incluídos em qualquer refeição. E os benefícios são mais do que muitos.

-

Tomate em cacho, tomate-cereja, tomate-chucha. Estas são as variedades de tomate que facilmente pode encontrar num supermerca­do e que prometem adoçar e colorir qualquer refeição, em qualquer estação do ano. Com origem na América Central e América do Sul, reza a História que o tomate chegou à Europa no século XVI. Ganhou protagonis­mo na dieta mediterrân­ica, em particular em Portugal, Espanha, Itália e Grécia, é agora um dos alimentos mais produzidos em território nacional. A Hortipor, por exemplo, é das que se dedicam à produção de tomate de alta qualidade. A sua versatilid­ade permite que seja facilmente incluído em todas as refeições, mas são os muitos benefícios para a saúde o aspeto que mais saltam à vista neste alimento. A sua cor vermelha deve-se à presença de licopeno, um pigmento com ação antioxidan­te que faz do tomate um alimento aliado da saúde do coração e na proteção contra alguns tipos de cancro. A absorção de licopeno é facilitada na presença de gordura, por isso não há tempero melhor do que o azeite para potenciar

o sabor e os benefícios do tomate. Mas o tomate é ainda

XPD H[FHOHQWH IRQWH GH £JXD ȴEUD H YLWDPLQD & ȂVHQGR por isso, perfeito para refeições vegetarian­as quando combinado com alimentos ricos em ferro, pois estimula a absorção deste mineral. O protagonis­mo do tomate na dieta mediterrân­ica deve-se, em parte, à sua versatilid­ade. Numa salada,

Por ser versátil, o tomate é protagonis­ta de grande parte das refeições. É rico em vitaminas e minerais e tem uma ação antioxidan­te.

sopa fria (como o gaspacho), sumo, como polpa saborosa e cremosa de um refogado, como molho saudável para uma refeição mais prática ou como snack fresco num dia de calor (já experiment­ou levar tomate-cereja para petiscar no trabalho ou na praia?), o tomate é capaz de se multiplica­r em inúmeras versões, todas elas deliciosas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal