Diário de Notícias

Adeus ao speaker

- PATRÍCIA VIEGAS

A 31 de outubro não houve Brexit, mas houve Bercowexit, ou seja, John Bercow deixou de ser

speaker da Câmara dos Comuns. Nesta segunda-feira os deputados britânicos vão eleger, por voto secreto, o seu sucessor. Há pelo menos nove candidatos que já declararam interesse.

A 31 de outubro não houve Brexit, mas houve Bercowexit, ou seja, John Bercow deixou de ser speaker da Câmara dos Comuns depois de mais de dez anos no cargo. Nesta segunda-feira os deputados britânicos vão eleger, por voto secreto, o seu sucessor ou sucessora. Há pelo menos oito candidatos que já declararam o seu interesse em suceder ao homem que se tornou mundialmen­te famoso pelos seus gritos de “Order! Order! Order!” durante os vários e intermináv­eis debates em torno da questão da saída do Reino Unido da UE.

Harriet Harman A ex-ministra de Blair que já liderou o Labour

Membro do Labour, Harriet Harman é deputada na Câmara dos Comuns há quase quatro décadas. Quando assumiu esse cargo, lembra o The

Guardian, estava grávida e sentiu-se como peixe fora de água. Chegou a ser insultada por deputados conservado­res, que lhe gritaram coisas como “vaca estúpida”. Várias vezes pensou em desistir. Uma delas quando, por estar exausta e não conseguir conciliar o trabalho com os filhos pequenos, até contraiu pneumonia. Harriet Harman, hoje com 69 anos, é casada e tem três filhos. Foi ministra da Segurança Social e das Mulheres no primeiro governo de Tony Blair, secretária de Estado da Justiça no segundo. Chegou a ser líder interina do Labour quando Gordon Brown, o sucessor de Blair, se demitiu em 2010. Se suceder a Bercow, promete ser “escrupulos­amente neutra”.

Chris Bryant O ex-padre metade escocês, metade galês

Deputado desde 2001, Chris Bryant é filho de mãe escocesa e pai galês. Cresceu em Cardiff, mas viveu em Espanha durante alguns anos devido ao trabalho do pai e fala espanhol de forma fluente. Enquanto frequentou a Universida­de de Oxford, chegou a fazer parte dos conservado­res, mas depois acabou por se juntar aos trabalhist­as em 1986. Estudou Teologia, foi ordenado padre e chegou a vigário da Igreja de Inglaterra. Abandonou o sacerdócio em 1991. Abertament­e gay, Bryant tem hoje 57 anos. Como deputado foi um dos que viram o seu nome envolvido no chamado escândalo das despesas. Em 2009, este levou à demissão do então

speaker da Câmara dos Comuns Michael Martin. Foi a primeira vez que isso aconteceu em 300 anos. A Martin sucedeu John Bercow.

Meg Hillier A trabalhist­a que foi contra a guerra do Iraque

Deputada desde 2005, Margaret Olivia Hillier (conhecida como Meg) demitira-se do Labour para passar para o lado dos liberais-democratas, em sinal de protesto para com o apoio dado pelo governo trabalhist­a de Tony Blair à invasão do Iraque. Hoje, a política de 50 anos pertence de novo ao Labour. Hillier foi jornalista e presidente da Câmara de Islington, na área de Londres. Em 2009, enquanto sub-secretária de Estado para as questões da identidade, promoveu um debate aceso sobre a introdução do bilhete de identidade no Reino Unido. Quando lhe pediram a sua identifica­ção, porém, admitiu que se tinha esquecido dela. Em 2016, depois da saída de Ed Miliband da liderança dos trabalhist­as, apoiou Owen Smith contra Jeremy Corbyn. Porém, o seu candidato não foi bem-sucedido.

Lindsay Hoyle O vice-speaker que quer o papel principal

Deputado desde 1997, Lindsay Hoyle tem ocupado o cargo de vice-speaker desde junho de 2010. Quando John Bercow precisava de descansar, era um dos que entravam em cena, servindo de árbitro, na Câmara dos Comuns. Filho de trabalhist­as, teve o seu próprio negócio de têxteis e impressão antes de ir para a Câmara dos Comuns. Após a morte da princesa Diana, em agosto de 1997, Hoyle propôs que o aeroporto de Heathrow fosse rebatizado com o nome dela, em sinal de homenagem. O pedido não foi aceite. Casado duas vezes e com duas filhas, Lindsay Hoyle garantiu, num artigo publicado na revista semanal do Parlamento, que quer assegurar que a Câmara dos Comuns está à altura dos desafios do século XXI. “É preciso um speaker que tenha a confiança de todos os partidos e comece a unir a Câmara dos Comuns”, indicou Hoyle, de 62 anos.

Edward Leigh O rebelde que tentou evitar a saída de Thatcher

Deputado desde 1983, Edward Leigh é descendent­e de franceses e estudou no liceu francês de Londres. Entre 1976 e 1977 trabalhou no gabinete de Margaret Thatcher, a primeira mulher a tornar-se primeira-ministra do Reino Unido. Grande apoiante da Dama de Ferro, Leigh, hoje com 69 anos, tentou convencer a líder conservado­ra a não se demitir do n.º 10 de Downing Street. Algo que veio a acontecer em 1990. Católico com seis filhos, apelidado de rebelde profission­al por votar contra o seu próprio partido quando não concorda com ele, Leigh foi um dos 15 conservado­res que foram contra a guerra do Iraque. Defensor do Brexit, escreveu num artigo no The Sun: “O que a Câmara dos Comuns mais precisa do seu próximo speaker é o regresso ao período de calma. Serei justo e falarei pouco.”

Eleanor Laing A segunda vice que também quer sobressair

Deputada desde 1997, a conservado­ra Eleanor Laing é a outra vice-speaker da Câmara dos Comuns. Oriunda da Escócia, nação do Reino Unido que recusa a ideia do Brexit e ameaça com um segundo referendo da independên­cia se ele for mesmo para a frente, Laing criticou, apesar disso, a descentral­ização lançada por Tony Blair. Em 2007, votou contra a ideia de se tornarem públicas as despesas dos deputados e, no ano seguinte, votou pela preservaçã­o de um sistema que permitia aos deputados fazerem despesas sem apresentar­em faturas. Em meados de outubro, sugeriu que John Bercow tinha desrespeit­ado o Estado de direito e sido arrogante. Isto depois de o speaker classifica­r como um golpe constituci­onal deplorável a decisão de Boris Johnson de suspender o Parlamento britânico (decisão declarada ilegal pelo tribunal).

Shailesh Vara O enviado de May para a Irlanda do Norte

Deputado desde 2005, Shailesh Vara é membro do Partido Conservado­r desde a década de 1980, tendo ocupado diversos cargos a nível local, regional e nacional no Reino Unido. No governo de Theresa May, foi secretário de Estado para a Irlanda do Norte, província autónoma do Reino Unido que, neste momento, não tem governo nem Parlamento a funcionar, devido a divergênci­as entre o Sinn Féin (republican­os católicos) e o Partido Unionista Democrátic­o (unionistas protestant­es). A Irlanda do Norte é o grande dano colateral de todo o processo do Brexit. Vara, nascido no Uganda, filho de imigrantes indianos, demitiu-se em novembro de 2018 por não acreditar no acordo negociado entre May e a UE 27. O deputado, de 59 anos, era contra a ideia do Brexit antes do referendo de 23 de junho de 2016.

Rosie Winterton A terceira vice que também está na corrida

Deputada desde 1997, Rosie Winterton foi secretária de Estado dos Transporte­s, secretária de Estado do Trabalho e Pensões e secretária de Estado da Administra­ção Local no tempo em que Gordon Brown (sucessor de Tony Blair na liderança trabalhist­a e no n.º 10 de Downing Street). Entre 1994 e 1997 foi chefe de gabinete de John Prescott, que durante esse período foi vice-líder do Labour. Winterton, de 61 anos, também não passou incólume no escândalo das despesas, que a bem da verdade envolveu muitíssimo­s deputados da Câmara dos Comuns. No seu caso, segundo noticiou o The Daily Telegraph, mandou insonoriza­r com o dinheiro dos contribuin­tes o quarto do seu apartament­o no sul de Londres. Com Hoyle e Laing, Winterton é outra das vice-speakers da Câmara dos Comuns.

 ??  ??
 ??  ?? Margaret Hillier é deputada desde 2005 e tem 50 anos.
Margaret Hillier é deputada desde 2005 e tem 50 anos.
 ??  ?? Chris Bryant é deputado desde 2001 e tem 57 anos.
Chris Bryant é deputado desde 2001 e tem 57 anos.
 ??  ?? Edward Leigh é deputado desde 1983 e tem 69 anos.
Edward Leigh é deputado desde 1983 e tem 69 anos.
 ??  ?? Harriet Harman é deputada desde 1982 e tem 69 anos.
Harriet Harman é deputada desde 1982 e tem 69 anos.
 ??  ?? Lindsay Hoyle é deputado desde 1997 e tem 62 anos.
Lindsay Hoyle é deputado desde 1997 e tem 62 anos.
 ??  ?? John Bercow, de 56 anos, foi
speaker da Câmara dos Comuns entre 22.06.2009 e 31.10.2019.
John Bercow, de 56 anos, foi speaker da Câmara dos Comuns entre 22.06.2009 e 31.10.2019.
 ??  ?? Shailesh Vara é deputado desde 2005 e tem 59 anos.
Shailesh Vara é deputado desde 2005 e tem 59 anos.
 ??  ?? Eleanor Laing é deputada desde 1997 e tem 61 anos.
Eleanor Laing é deputada desde 1997 e tem 61 anos.
 ??  ?? Rosie Winterton é deputada desde 1997 e tem 61 anos.
Rosie Winterton é deputada desde 1997 e tem 61 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal