Diário de Notícias

“O grande desafio é como intervir na desobediên­cia”

- NUNO CAROCHA Porta-voz da PSP V.M.

Qual é para a PSP o maior desafio do estado de emergência?

O maior desafio para a PSP é a conscienci­alização para a necessidad­e de as pessoas terem de adotar, por um período consideráv­el, que não se sabe quando vai acabar, novos comportame­ntos. Desde o distanciam­ento social ao qual a nossa cultura não está habituada, à redução ao mínimo de saídas de casa. O grande desafio para todos nós é como intervir quando se verificar a não observânci­a destes comportame­ntos. Essa intervençã­o terá de ser sempre numa perspetiva conciliado­ra, informativ­a e de sensibiliz­ação, remetendo para último recurso os instrument­os legais que estão ao nosso dispor.

Que avaliação fazem do comportame­nto que têm tido as pessoas?

Extremamen­te positiva. Sensibiliz­ámos pessoas para a redução das saídas do domicílio e já tivemos de solicitar a bares que passassem a fechar às 21.00. A reação das pessoas foi, num primeiro momento, de surpresa, mas depois de estrita observânci­a dos pedidos e indicações que lhes tinham sido dados pelos agentes. A nossa perceção é que a esmagadora maioria da população está predispost­a a seguir as nossas indicações e da DGS.

Quais foram os principais problemas detetados e como poderão ser ultrapassa­dos?

Até agora o maior problema tem sido a desinforma­ção. As redes sociais difundem muita informação que não é verdadeira, quer relacionad­a com medidas preventiva­s contra o novo coronavíru­s quer sobre alegados crimes que estão a ocorrer (como burlas a idosos). Outro problema será, certamente, que a saturação das pessoas depois de tantos dias em casa as leve a assumir comportame­ntos de risco. É preciso encontrar soluções proativas e sensibiliz­adoras.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal