Diário de Notícias

Produzido apenas com leite de ovelha e cabra, sal e coalho, o Queijo Mestiço de Tolosa IGP Continente Seleção é um ótimo petisco para comer antes ou após as refeições, sendo o par perfeito de um bom pão alentejano e um bom vinho.

-

Oqueijo é um dos grandes aliados das refeições de todos os portuguese­s. A história entre o povo português e o queijo é longa e nada controvers­a, até porque, quem é que consegue resistir a uma boa fatia de queijo?

Aliás, o mais difícil é resistir a não comer mais do que uma fatia ou até não acrescenta­r queijo em todas as refeições que se faça, seja o pequeno-almoço, o almoço, o jantar ou até os lanches.

Os queijos de cabra são bons e os de ovelha não lhe ficam atrás, mas já pensou nos queijos que juntam os dois? Vai deliciar-se com as maravilhas que o Queijo Mestiço de Tolosa IGP Continente Seleção consegue trazer para as suas refeições.

A origem deste queijo do Alto Alentejo não é totalmente conhecida, mas estima-se que o início do seu fabrico tenha começado nos princípios do século XX, mais propriamen­te entre 1901 e 1905.

Para comprovar esta estimativa esteve António Maria Hortas Camões que, em 1901, fez menção ao fabrico do Queijo Mestiço de Tolosa IGP num dos seus trabalhos intitulado de “O fabrico do Queijo no Norte Alentejano – O Seu Melhoramen­to”. Também João da Mota Prego escreveu um livro, em 1906, onde descrevia o processo de fabrico do Queijo Mestiço de Tolosa IGP – o “Manteigas e Queijos”.

Para completar a lista de livros que abordaram este tão nobre tesouro do Alto Alentejo, Fernando Bernardo escreveu um livro em 1986 intitulado de “Queijaria Tradiciona­l”, onde o fabrico do Queijo Mestiço de Tolosa IGP era referencia­do.

A Herdade da Maia é uma das maiores produtoras do Queijo Mestiço de Tolosa IGP, produzindo atualmente seis toneladas de queijo por ano e tendo iniciado atividade em 2009.

Este queijo não deixa dúvidas quanto à sua matéria-prima, o fator essencial para o sucesso do produto final.

É pelas terras do Alto Alentejo que, nos últimos anos, as pastagens têm sido melhoradas significat­ivamente para que os solos se tornem mais produtivos, desenvolve­ndo um ecossistem­a mais rico e variado que garante a produção deste leite de excelente qualidade.

Já o nome “Mestiço”, esse é o resultado da mistura de leite de cabra e de ovelha, tendo o leite de ser aquecido até 30ºC e transferid­o para a cuba, onde o coagulante é acrescenta­do.

Até formar a coalhada são necessário­s, em média, de 40 minutos. De seguida, a massa deve ser colocada nos moldes e pressionad­a para a saída do soro, chegando ao momento da salga.

Depois disso, deve estar 21 dias, no mínimo, em tempo de maturação e com as condições de temperatur­a e humidade controlada­s, sendo depois aplicada uma coloração à base de pimentão, conferindo a cor tão caracterís­tica deste queijo. Assim, está pronto para a secagem e rotulagem.

São mais de 100 anos de fabrico e 11 em que tudo começou na Herdade da Maia. Com um longo caminho já percorrido, o Queijo Mestiço de Tolosa IGP Continente Seleção promete continuar a fazer parte da mesa dos portuguese­s, oferendo os melhores momentos com a melhor companhia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal