Diário de Notícias

Como se jogava o alquerque?

-

O alquerque (ou alguergue) de doze (o jogo mais comum identifica­do em Portugal) joga-se num tabuleiro quadrado, dividido em dezasseis quadrados. As linhas paralelas e perpendicu­lares que os atravessam criam 25 intersecçõ­es onde se colocam as 24 peças (doze para cada jogador, em cada lado do tabuleiro). Fica, portanto, um lugar vazio no meio, e é precisamen­te aí que começa o jogo: quem joga primeiro ocupa essa casa, o segundo jogador põe a sua peça de onde saiu a primeira e retira aquela que foi movida anteriorme­nte, passando sobre ela de uma casa para outra. E assim se joga sucessivam­ente até que um dos jogadores fique sem peças. Outra forma de jogar: um jogador tem 12 peças e o outro apenas uma, mas este é o com mais regalias (pode mover-se em todas as direções enquanto o adversário só pode avançar. Ganha o se eliminar todas as outras peças, ou o outro jogador se conseguir bloquear a peça única.

Nas ruas jogava-se os já referidos alquerque de nove, alquerque de 12 e o que parece ser uma derivação nacional destes jogos, o alquerque de 16. “Lisboa tem uma grande particular­idade, que não está identifica­da em muitos outros locais, a nível mundial – o alquerque dos 16, que é uma derivação do alquerque dos 12 e que existe em grande profusão” na capital.

Este tipo de jogo – também designado por dama dos 21 – foi igualmente identifica­do na Madeira. E também na Índia, nas Seicheles e na ilha Maurícia. “Pode ter sido uma importação de Portugal quando atingimos a Índia”, diz Lídia Fernandes.

“Esta origem ainda não está muito estudada, existem várias correntes de investigaç­ão. Mas nós não somos um mundo global apenas agora, somos um mundo global há muito tempo, e os portuguese­s contribuír­am muito para esta globalizaç­ão das culturas, dos costumes.” E, eventualme­nte, dos tabuleiros de jogo.

dux

dux,

Como se jogava o alquerque?

Como é que se jogava este jogo de alquerque, o tabuleiro mais comum identifica­do não só em Lisboa mas na generalida­de do território nacional?

Há duas formas de jogar o alquerque dos 12, explica Lídia Fernandes. Numa delas há dois jogadores, cada um tem 12 peças (que seriam, muitas vezes, as pedrinhas mais à mão), e o objetivo último é o mesmo das damas, eliminar do jogo as peças do adversário (ver caixa). E há uma segunda forma de jogar: um jogador tem 12 peças, o outro tem apenas uma – é o dux, que tem mais regalias do que o adversário (pode mover-se em todas as direções enquanto o outro jogador só se pode mover para a frente).

No alquerque dos 16 (que tem dois triângulos dos dois lados do quadrado central) aplicam-se as mesmas regras, mas com 16 peças.

Já o alquerque dos nove é “um jogo completame­nte diferente, é também de progressão e estratégia, correspond­e ao três em linha que todos nós sabemos jogar”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal