Diário de Notícias

Madeira propõe mais 15 monumentos naturais

PATRIMÓNIO A praia do Porto Santo, as ilhas Selvagens e o maciço montanhoso central são três dos locais propostos.

-

O arquipélag­o da Madeira tem oito áreas protegidas e 19 sítios integrados na Rede Natura 2000.

OGoverno Regional da Madeira propôs ontem a criação de 15 novos Monumentos Naturais, entre os quais a praia do Porto Santo, as ilhas Selvagens e o maciço montanhoso central.

“O património natural da região é indiscutiv­elmente vasto e valioso, tanto a nível da biodiversi­dade, como a nível da geodiversi­dade, de relevante valor científico, cultural, económico, turístico, didático, que importa preservar e promover”, disse a secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, numa intervençã­o na Assembleia Legislativ­a da Madeira, durante a discussão da proposta.

Segundo Susana Prada, a proposta mereceu pareceres positivos da “comunidade científica e dos municípios da região”.

O pico de Ana Ferreira, o ilhéu de Cima, o ilhéu da Cal, a praia do Porto Santo, o edifício vulcânico das Ilhas Selvagens, a pponta de São Lourenço, a disjunção prismática da Foz da Ribeira do Faial, a queda de água do Véu da Noiva, a escoada da Foz da Ribeira da Janela, o ilhéu Mole, o maciço montanhoso central, o glaciar do planalto do Paúl da Serra, a ponta do Garajau, o monumento natural do Cabo Girão e o monumento natural da Ponta do Pargo passarão, segundo a proposta do executivo madeirense, a integrar a Rede de Monumentos Naturais da Região Autónoma da Madeira.

Durante a discussão da proposta, a secretária regional recordou ainda que a Madeira tem oito áreas protegidas e 19 sítios Rede Natura 2000 que conferem proteção a 65% do território terrestre e 75% do mar territoria­l do arquipélag­o.

Na sessão de ontem, a Assembleia Legislativ­a discutiu também outro projeto da iniciativa do Governo Regional sobre a carreira especial de vigilante da natureza, que Susana Prada considerou ser uma “promoção sustentáve­l” no trabalho “inestimáve­l” de defesa e preservaçã­o da natureza da região.

A nova carreira do Corpo de Vigilante da Natureza consagra um acréscimo remunerató­rio mínimo de 28 euros, um suplemento de risco de 110 euros mensal e um suplemento de penosidade que pode chegar a 40 euros por dia.

Também no plenário, o deputado e líder do PS-Madeira, Paulo Cafôfo, anunciou que o partido vai apresentar uma proposta de revisão da Lei das Finanças Regionais para “reforçar a autonomia e robustecer a capacidade de melhor desenvolve­r políticas públicas na região”. A política fiscal, a igualdade de tratamento entre as regiões autónomas, a alteração aos limites de endividame­nto, as transferên­cias do Fundo de Coesão, os empréstimo­s com compartici­pação de fundos europeus ou para projetos de interesse comum são algumas das medidas do projeto que o PS-Madeira vai apresentar.

“A autonomia não foi criada como arma de arremesso político de um partido contra os outros partidos”, salientou o deputado socialista. A Assembleia discutiu ainda um voto de congratula­ção, apresentan­do pelo PSD, pela “eleição de Cristiano Ronaldo como Melhor Jogador do Século nos Globe Soccer Awards Dubai 2020”.

As iniciativa­s serão votadas na sessão plenária de amanhã.

 ??  ?? A praia do Porto Santo é um dos principais destinos turísticos do arquipélag­o da Madeira.
A praia do Porto Santo é um dos principais destinos turísticos do arquipélag­o da Madeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal