Diário de Notícias

A CERIMÓNIA

-

Em vez dos 200 mil bilhetes normalment­e distribuíd­os, só haverá este ano mil pessoas a assistir presencial­mente por causa da covid-19. Donald Trump será o primeiro presidente em quase 150 anos a faltar à tomada de posse do sucessor. A cerimónia na qual Biden jura como presidente, antes de fazer o discurso inaugural, e Kamala como vice-presidente começa pelas 11.30 locais (16.30 em Lisboa). O juramento de Biden é conduzido pelo juiz-presidente do Supremo Tribunal dos EUA, John Roberts. O de Kamala pela juíza Sonia Sottomayor, a primeira latina a chegar ao Supremo.

BÍBLIA: Biden irá jurar o cargo colocando a mão esquerda sobre a Bíblia que está na sua família desde 1893. A mesma que usou em todas as tomadas de posse que fez até agora, incluindo duas vezes como vice-presidente. Tem quase 13 centímetro­s de espessura e uma cruz celta (a família é de origem irlandesa) na capa.

INVOCAÇÃO: Padre Leo J. O’Donovan, jesuíta e amigo de longa data dos Biden. JURAMENTO DE FIDELIDADE: É lido pela bombeira Andrea Hall, a primeira mulher negra a ser promovida a capitã no Departamen­to de Fulton County, na Geórgia

HINO NACIONAL: Será cantado por Lady Gaga, que tem um longo currículo como ativista e durante a administra­ção de Barack Obama trabalhou na campanha “It’s On Us” sobre violência sexual nas universida­des.

POESIA: Amanda Gorman, poeta afro-americana de 22 anos, a primeira a receber em 2017 o National Youth Poet Laureate, que distingue jovens promessas da poesia, vai declamar um poema. MÚSICA: Atuação de Jennifer Lopez, uma das mais influentes artistas latinas nos EUA que tem denunciado o impacto desproporc­ional que o coronavíru­s tem tido entre os latinos. BÊNÇÃO: Reverendo Dr. Silvester Beaman, pastor da Igreja Episcopal Metodista Africana de Betel de Wilmington, no Delaware, onde os Biden vivem.

APÓS A CERIMÓNIA: Biden passa revista às tropas no lado leste do Capitólio (oposto ao palco). O tradiciona­l almoço oferecido pelo Congresso foi cancelado.

ESCOLTA MILITAR: Presidente e vice-presidente, junto com a primeira-dama Jill Biden e o segundo-cavalheiro Doug Emhoff, são levados até à Casa Branca. A tradiciona­l parada pela avenida da Pensilvâni­a será substituíd­a por uma parada virtual, transmitid­a pela televisão.

Antes de chegar à Casa Branca, os quatro fazem um desvio para visitar o cemitério de Arlington e depositam uma coroa de flores no túmulo do soldado desconheci­do. Vão acompanhad­os dos ex-presidente­s e primeiras-damas, Barack e Michelle Obama, George W. e Laura Bush e Bill e Hillary Clinton.

BAILES: Os tradiciona­is bailes da noite da tomada de posse foram cancelados. Em vez disso, o dia vai acabar com o evento “Celebrar a América”, que será transmitid­o a partir das 20:30 locais (01:30 de dia 21 em Lisboa) na televisão e durará 90 minutos. O programa será apresentad­o pelo ator Tom Hanks, mas contará também com a presença de Eva Longoria ou Kerry Washington, além de atuações musicais de, entre outros, Jon Bon Jovi, Demi Lovato, Justin Timberlake, Ant Clemons, Foo Fighters, John Legend e Bruce Springstee­n.

 ??  ?? Juiz John Roberts
Juiz John Roberts
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal