Diário de Notícias

GASTRONOMI­A

Claire Vallée impôs a sua cozinha baseada em plantas, onde ninguém acreditava e sempre comprometi­da com a causa ecológica. Está a colher os frutos.

- TEXTO LINA SANTOS COM AFP

Claire Vallée, agora com 41 anos, ia seguir os passos de Indiana Jones como arqueóloga depois da licenciatu­ra quando, após alguns meses no que pensava ser um trabalho temporário, decidiu mudar de carreira e dedicar-se à cozinha.

Trabalhou em vários restaurant­es, aprendeu e após um ano na Tailândia a aprofundar conhecimen­tos sobre a cozinha asiática, tornou-se vegetarian­a. “Foi um despertar brutal”, conta Claire Vallée na sua página oficial. Procurou um lugar onde pudesse pôr em prática a sua cozinha de sonho e fez nascer o ONA ( Origine Non-Animale), o primeiro restaurant­e vegano a receber uma estrela Michelin.

Embora não seja novidade a atribuição de estrelas a restaurant­es vegetarian­os e vegan, é a primeira vez que ela é entregue no país natal do Guia Michelin.

Comprometi­da com a causa ecológica, Claire Vallée abriu o ONA em 2016, em Arès, uma cidade perto de Bordéus, graças ao crowdfundi­ng e o empréstimo de um banco especializ­ado em financiame­nto ético, o Le Nef. “Só mostra que nada é impossível”, afirmou a chef, citada pela AFP.

Por essa altura, poucos acreditava­m que uma cozinha vegana e baseada em plantas prosperass­e. Tão-pouco acreditava­m que o local, Arès, na costa Atlântica, trouxesse clientes. Claire Vallée garante que não guarda ressentime­ntos: “Cada um faz o seu trabalho.”

Ela própria teve as suas dúvidas, contou. “Se éramos suficiente­mente bons, porque uma cozinha baseada em plantas é difícil e inovadora”. Concluiu: “O mais importante é gostarmos de fazer isto.”

“É porque acreditara­m em mim, nesta louca aposta para lá das mi

 ??  ?? A chef do ONA é autodidata e usa cogumelos, plantas e flores na cozinha.
Alguns dos pratos confeciona­dos no ONA – Origine Non-Animale.
A chef do ONA é autodidata e usa cogumelos, plantas e flores na cozinha. Alguns dos pratos confeciona­dos no ONA – Origine Non-Animale.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Claire Vallée, chef do ONA, tornou-se vegana após uma viagem à Tailândia.
Claire Vallée, chef do ONA, tornou-se vegana após uma viagem à Tailândia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal