Diário de Notícias

Ganha força a petição contra fim dos brasões na Praça do Império

Os deputados municipais da oposição querem travar a obra de requalific­ação que prevê a eliminação de símbolos que remetem para as ex-colónias portuguesa­s no ultramar.

- TEXTO PAULA SÁ

Aluta contra o fim dos brasões florais das capitais de distrito, das ilhas e das ex-colónias portuguesa­s na Praça do Império, em Belém – em obras já adjudicada­s pela Câmara de Lisboa –, está a mobilizar os grupos de deputados municipais de PSD, CDS, MPT e PPM. E apesar de ter visto ser chumbado um voto de protesto contra a obra, na terça-feira, na última reunião da Assembleia Municipal, com os votos do PS e do PCP, a deputada social-democrata Virgínia Estorninho garantiu ao DN que tudo irá fazer para incentivar uma petição pública no sentido da manutenção daquele “património histórico”, que se encontra em estado de degradação há vários anos, sendo, aliás, impossível já reconhecer os brasões da polémica.

O voto de protesto que foi chumbado, e a que o DN teve acesso, insurge-se contra o facto de a empreitada de adjudicaçã­o da obra já ter sido feita e de a obra estar prestes a começar, como noticiou o jornal Público. Segundo o mesmo jornal, os trabalhos, a cargo da empresa Decoverdi – Plantas e Jardins, vão durar quatro meses e têm um custo a rondar os 778 mil euros, valor que já inclui manutenção pelo período de um ano após a conclusão da empreitada. O projeto é assinado pelo ateliê de arquitetur­a paisagista ACB e tem como primeiro objetivo “retomar o traçado de Cottinelli Telmo, recuperand­o o conceito original de 1940”, e que já sofreu alterações ao longo do tempo.

“Em agosto de 2014, os lisboetas foram surpreendi­dos pelas declaraçõe­s do sr. vereador José Sá Fernandes sobre a intenção de remoção dos 32 conjuntos florais, representa­tivos das armas das capitais de distrito, das então denominada­s Províncias Ultramarin­as e das Ordens de Aviz e de Cristo”, refere o voto de protesto.

Os deputados municipais da oposição recordam que a 9 de dezembro de 2015 a câmara aprovou a realização de um concurso para um projeto de renovação do Jardim da Praça do Império e que o projeto selecionad­o, da arquiteta Cristina Castel-Branco, excluiu a conservaçã­o do conjunto de brasões “com o argumento da melhoria da gestão do jardim no que respeita às operações de manutenção”. O valor era estimado pela câmara em 24 mil euros anuais, sendo certo que no voto de protesto é recordado que, em 2017, o presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Ribeiro Rosa (PSD), manifestou a sua disponibil­idade para suportar esses custos.

“Entre moções e lançamento de concurso de ideias para a manutenção do Jardim da Praça do Império passaram alguns anos e o estado de degradação do jardim e da sua envolvente é notório”, refere o documento a que o DN teve acesso. Agora que se soube que a obra de requalific­ação daquele espaço está para arrancar (apenas espera o visto do Tribunal de Contas) e contempla a remoção definitiva do que resta dos brasões, os deputados municipais da oposição frisam

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal