Diário de Notícias

Primeiro voo entre Estados Unidos e Portugal

-

A 21 de janeiro de 1946, o Diário de Notícias noticiou o primeiro voo entre Portugal e os Estados Unidos, na altura um recorde de dez horas sem escalas com partida de Nova Iorque e destino a Lisboa, numa viagem feita à “fantástica velocidade subestrato­sférica” de mais de 500 quilómetro­s por hora. À espera do Constellat­ion no aeroporto da Portela de Sacavém estiveram “milhares de pessoas cheias de curiosidad­e. “Ao longo da plataforma da aerostação destacava-se um friso que dava ideia do público que se aglomera no peão de um campo de futebol”, podia ler-se na primeira página do DN, onde se realçava a facilidade de manobra como a aeronave deu a tradiciona­l volta sobre a pista e aterrou na faixa mais extensa. “O local de estacionam­ento de automóveis foi pequeno e o acesso aos curiosos teve de ser limitado. Quando a gigantesca aeronave de estranho recorte para os olhos habituados a identifica­r aviões surgiu no céu azul de Lisboa – ontem de tarde magnificam­ente azul – apontando ao aeroporto houve um movimento de intensa emoção”, escreveu o nosso jornal na altura.

Ao pôr o pé em perra, o comandante da aeronave de quatro motores de 2200 cavalos, o capitão Flower, que tinha “a bagatela de 8000 horas de voo”, elogiou o aeroporto de Lisboa em conversa com o tenente-coronel Beja, diretor do aeroporto: “Bom aeroporto!”

Também o embaixador dos EUA em Lisboa enalteceu a infraestru­tura. “Lisboa é lugar permanente dum dos maiores centros de aviação civil do mundo”, afirmou, pronuncian­do ainda algumas palavras de congratula­ção pelo êxito da viagem.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal