Diário de Notícias

Altos e baixos

-

SUPREMO Trump nomeou três juízes para o Supremo Tribunal – Neil Gorsuch (2017), Brett Kavanaugh (2018) e Amy Coney Barrett (2020). O tribunal vai pender durante anos para o lado dos conservado­res.

ECONOMIA Trump fez os maiores cortes de impostos em 31 anos e o desemprego era o mais baixo de há 50 anos. Mas depois veio a pandemia, que mudou tudo. Trump contava com a economia em alta para ser reeleito.

IMPEACHMEN­T Trump será sempre o presidente que, em quatro anos, foi alvo de dois processos de destituiçã­o – um por causa de alegado abuso de poder em pressões à Ucrânia e o outro por “incitar à insurreiçã­o” na invasão do Capitólio.

IMIGRAÇÃO Eleito com a promessa de construir um muro com o México, Trump teve tolerância zero com os imigrantes. Marcaram as imagens de crianças em jaulas, após serem separadas da família na fronteira.

ARMAS O massacre de 17 pessoas na secundária de Parkland, em fevereiro de 2018, mobilizou milhares de jovens para o tema do controlo de armas e contra Trump.

RACISMO A morte de George Floyd, durante a detenção em maio de 2020, desencadeo­u uma onda de protestos e de violência a nível nacional. Trump só sob pressão condenou os grupos supremacis­tas.

RÚSSIA Trump queixou-se da “caça às bruxas” do procurador-especial Robert Mueller, que investigou o alegado conluio com a Rússia nas presidenci­ais de 2016.

DIPLOMACIA Trump rasgou o acordo nuclear com o Irão – assim como o acordo do Clima de Paris – e lançou a guerra comercial com a China. Também apertou a mão a Kim Jong-un e ajudou Israel a restabelec­er relações com vários países árabes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal