Diário de Notícias

Com as restrições impostas pela pandemia de covid-19, não houve eventos ao vivo nem ecrãs gigantes para a transmissã­o da tomada de posse.

-

“Neste ano, a tomada de posse é importante por causa da confusão dos últimos quatro anos”, disse ao DN Steve Duroncelet, que trocou a Califórnia pelo Estoril há 11 meses.

“Apesar de não acreditarm­os que tudo ficará subitament­e cor-de-rosa, queremos assistir ao início de novas possibilid­ades.” Para o norte-americano, a grande mudança que será imediata na nova administra­ção é a sua composição diversific­ada e multicultu­ral. “Esperamos que estas pessoas empoderada­s com diferentes visões e experiênci­as liderem de uma forma mais compassiva”, afirmou. “É animador ouvir os planos de Biden de se focar no ambiente e potencialm­ente reparar alguns dos danos da [anterior] administra­ção”, frisou, sublinhand­o “o seu foco na pandemia e os planos para controlá-la o mais rapidament­e possível”.

Holly Blades, também membro do Democrats Abroad, não tinha Biden como primeira escolha nas primárias, mas concluiu que o 46.º presidente se revelou a melhor pessoa para a tarefa em mãos. “Uma coisa que me encoraja é o dinamismo desta equipa”, afirmou, “o facto que de já há tanto a mexer e pronto para começar a rolar logo no primeiro dia”. A experiênci­a de Biden, com os seus anos na administra­ção Obama e no congresso, será importante para enfrentar as crises que o país enfrenta. “É um alívio saber que o país está a seguir em frente sob mãos capazes.”

Com as restrições impostas pela pandemia de covid-19, não houve eventos ao vivo nem ecrãs gigantes para a transmissã­o da tomada de posse. Mas muitas organizaçõ­es lideraram festas de visionamen­to virtuais, como o Los Angeles LGBT Center. “Depois dos últimos quatro anos, encontrámo­s a luz ao fundo do túnel”, escreveu o centro no Twitter, na legenda de uma foto com duas velas acesas. Uma tinha os nomes dos novos líderes e a outra mostrava a seguinte mensagem “Acender quando Trump tiver ido embora.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal