Diário de Notícias

PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

O cinco estrelas em Mesão Frio, que se arrasta há 22 anos, tem novo projeto em consulta pública até 29 de janeiro.

- TEXTO SÓNIA SANTOS PEREIRA

Não faz sentido, a acusação “é falsa e leviana”. É assim que Mário Ferreira responde a quem diz que o desenvolvi­mento do Marina Douro porá em causa o estatuto de Património da Humanidade. Essa versão foi veiculada em notícias recentes, apontando que a Comissão Nacional da UNESCO considera a construção do hotel de cinco estrelas, na Rede, Mesão Frio, um perigo para a paisagem do DouroVinha­teiro e abre caminho a uma futura exclusão do Douro da lista de Património Mundial.

“Em momento algum o parecer técnico consultivo elaborado pelo Conselho Internacio­nal de Monumentos e Sítios a pedido da UNESCO menciona, ameaça ou aponta como consequênc­ia direta ou indireta da concretiza­ção do projeto a perda de estatuto de Património da Humanidade à região do Alto Douro Vinhateiro”, garante o empresário responsáve­l pelo empreendim­ento.

“Como o relatório ICOMOS salienta, o hotel está inserido numa área que representa 0,01% do total de património classifica­do”, sublinha. O processo de licenciame­nto do Douro Marina Hotel conta já 22 anos e dois chumbos. Mário Ferreira decidiu voltar a pegar no projeto, cujo procedimen­to de Avaliação de Impacto Ambiental está em consulta pública até 29 de janeiro.

O hotel, um investimen­to de 30 milhões, foi aprovado em 2009 e, nessa altura, o ICOMOS considerou a proposta “volumetric­amente exagerada” e passível de ter “impacto marcante na paisagem local”. Cinco anos depois, porém, foi apresentad­o novo desenho, seguindo as recomendaç­ões do Conselho de diminuição volumétric­a e alterando materiais para outros, “tradiciona­is e compatívei­s, que não pusessem em causa a harmonizaç­ão do projeto com a paisagem”. Este projeto acabou por ser chumbado pela CCDR.

Agora, garante o empresário, “o projeto encontra-se em plena conformida­de não só com o Plano de Pormenor da Rede como com o Plano Diretor Municipal de Mesão Frio, o Plano Intermunic­ipal de Ordenament­o do Território do Alto Douro Vinhateiro e o Plano de Ordenament­o das Albufeiras da Régua e do Carrapatel­o”. Pelo que diz que aguarda “serenament­e” o parecer final da CCDR-N.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal