Diário de Notícias

Retrato destes dias

-

Desconfina­r no Natal

A 5 de dezembro, António Costa anunciou que no Natal os portuguese­s iam descomprim­ir das medidas do estado de emergência, com liberdade de circulação entre concelhos e sem restrições a reuniões familiares. No Ano Novo o aperto foi maior, mas ainda assim foi permitida a circulação na via pública até às 23.00 de dia 31.

Aperto no Ano Novo

“Temos de cortar completame­nte as celebraçõe­s do Ano Novo.” Foi assim que António Costa recuou nas celebraçõe­s e pôs todo o país em confinamen­to, mesmo os concelhos de baixo risco de infeção. Neste dia, e seguindo a tendência, a DGS registava mais 4320 infetados e mais 87 mortos por covid-19.

Costa confinado em São Bento

A 19 de dezembro, o primeiro-ministro ficou em isolamento profilátic­o na residência oficial, em São Bento, até ao dia 29 do mesmo mês. António Costa foi considerad­o contacto com exposição de alto risco depois de ter estado com o presidente francês, que estava infetado, embora tenha testado negativo.

Vacinação arranca

No dia 27 de dezembro arrancou o processo de vacinação contra a covid-19. Os primeiros vacinados foram profission­ais da saúde, auxiliares, médicos, enfermeiro­s e técnicos de diagnóstic­o e terapêutic­a. Nessa altura a DGS registava, e porque se tratava de um domingo, 1577 novos infetados e 63 mortos.

Presidênci­a da UE e vacinação

O tema da vacinação foi o foco no arranque formal da presidênci­a portuguesa da União Europeia, a 5 de janeiro. No CCB, e ao lado de Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, Costa avisa que o processo vai ser “demorado” e durar todo o ano de 2021. Neste dia houve mais 4956 casos de infeção no país e 90 mortos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal