Diário de Notícias

Everton, Rafa e Pedrinho têm avaliação superior a Pote. No entanto, o ex-Famalicão marcou 12 golos na I Liga, o dobro de Everton e Rafa… juntos.

-

City, que por sua vez o emprestou aos leões.

À esquerda, porém, a recente valorizaçã­o conseguida por Nuno Mendes (17 M) ainda não foi suficiente para chegar perto da cotação de Grimaldo (28 M).

Neste dérbi de valor de mercado, o médio defensivo que leva vantagem é o benfiquist­a Julien Weigl (17 M). O leão João Palhinha, que vai falhar o dérbi devido a castigo, está avaliado em 14 milhões de euros.

Também é na Luz que mora o médio ofensivo dos rivais lisboetas, Pizzi (18 M), que se superioriz­a a João Mário (13 M), que está emprestado pelos italianos do Inter de Milão aos leões.

As asas das águias são banhadas a ouro. Everton (25 M), Rafa (23 M) e Pedrinho (17 M) têm um valor de mercado superior a Pedro Gonçalves

(15 M) e Jovane Cabral (10 M). No entanto, é Pote o melhor marcador da Liga, com 12 golos, o dobro de Everton e Rafa juntos.

Na frente de ataque, a vantagem encarnada é claríssima, com três opções de ponta: Darwin (25 M), Waldschmid­t (17 M) e Seferovic (10 M). O ponta de lança leonino com o valor de mercado mais alto é o jovem Tiago Tomás, avaliado em seis milhões de euros.

Benfica gastou muito mais

Não é só no valor de mercado que o Benfica se superioriz­a, também em investimen­to para esta época. Nesta temporada de regresso de Jorge Jesus à Luz, as águias despendera­m 105 milhões de euros em transferên­cias, valor para o qual muito contribuír­am as contrataçõ­es de Darwin Núñez ao Almería (24 milhões de euros), Everton ao Grêmio (20 M), Pedrinho ao Corinthian­s (18 M) e Waldschmid­t ao Friburgo e Otamendi ao Manchester City (ambos 15 M).

Qualquer destes cinco reforços encarnados custaram mais do que todas as aquisições do Sporting juntas: 12,85 milhões de euros. No mercado de verão, os leões gastaram nas contrataçõ­es de Pedro Gonçalves ao Famalicão (6,5 M), Nuno Santos ao Rio Ave (3,7 M), Feddal ao Bétis (2,15 M) e Tabata ao Portimonen­se (500 mil euros), garantindo ainda Antunes e Adán a custo zero e Porro e João Mário por empréstimo.

O Benfica, que encaixou 76,42 milhões de euros em vendas de jogadores, valor para o qual muito contribuiu a transferên­cia de Rúben Dias para o Manchester City por 68 M, leva um saldo negativo de 28,58 M no somatório de transações nas duas janelas de mercado de transferên­cias em 2020-21.

Já o Sporting recebeu 46,25 milhões de euros, verba atingida em muito graças às vendas de Wendel para o Zenit (20,3 M), Acuña para o Sevilha (10,5 M), Matheus Pereira para o West Bromwich (8,25 M) e Vietto para o Al Hilal (7 M). Entre entradas e saídas, os leões tiveram um saldo positivo de 33,4 milhões de euros.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal