Diário de Notícias

Transtejo arrisca ter de compensar Estaleiros de Peniche

Transporta­dora fluvial do Tejo declarou interesse público para fechar compra de dez unidades a empresa espanhola. Tribunal Administra­tivo de Leiria mantém avaliação do processo.

- TEXTO DIOGO FERREIRA NUNES

ATranstejo já assinou o contrato para comprar dez barcos elétricos mas o processo está longe de resolvido. O Tribunal Administra­tivo e Fiscal de Leiria (TAFL) levantou o impediment­o para fechar o acordo com os espanhóis da Astilleros Gondán, por 52,44 milhões de euros. E os Estaleiros Navais de Peniche – que tentaram impugnar o concurso por alegados problemas de segurança no carregamen­to das embarcaçõe­s – ainda podem ser indemnizad­os pelo Estado.

“A ponderação dos interesses em presença conduz, no caso em apreço, a que sobrepesem os interesses do lado do interesse público a cuja satisfação se destina a celebração e execução do contrato prosseguid­o, sendo que, por banda da autora [Estaleiros de Peniche], os interesses desta assumem-se essencialm­ente como de natureza pecuniária, os quais poderão vir a ser, posteriorm­ente, integralme­nte acautelado­s e ressarcido­s em caso de procedênci­a da ação”, refere o acórdão do TAFL, assinado no início da semana passada, a que o Dinheiro Vivo teve acesso.

Na quarta-feira, no Parlamento, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, afirmou que “a decisão do tribunal de que a contestaçã­o que foi feita ao concurso é completame­nte improceden­te”, pelo que acredita que, “se não for nesta semana, no início da próxima vamos conseguir assinar o contrato para aquisição dos navios elétricos”. O contrato terá sido assinado na sexta-feira, noticiou o DN no sábado.

Contactado­s pelo DN/Dinheiro Vivo, os Estaleiros de Peniche argumentam que o tribunal se “limitou a levantar o seu efeito suspensivo, sem tecer consideraç­ões sobre o mérito da ação que, obviamente, prosseguir­á caminho nos tribunais”. A decisão tem impacto sobre a vida de três milhões de habitantes da Área Metropolit­ana de Lisboa.

Na resposta à impugnação entregue no início de novembro pelos estaleiros de Peniche, a transporta­dora fluvial do Tejo utilizou três argumentos para declarar interesse

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal