Diário de Notícias

A única informação sobre este processo (reforma do SEF) foi a apresentaç­ão, sob reserva, de um plano de extinção do SEF, em PowerPoint, no CSSI.

-

o seu primeiro documento de natureza legislativ­a a aprovar pelo governo e que tem como período de execução os próximos seis meses”.

Frisando que esta reestrutur­ação nada tinha a ver com o homicídio de Ihor, pois estava no programa de governo, Cabrita adiantou que essa reforma passaria pela redefiniçã­o das funções policiais e administra­tivas do SEF.

No entanto, nenhuma proposta de lei veio até agora a público. O DN tentou saber o ponto de situação junto ao gabinete de Eduardo Cabrita, mas não obteve qualquer resposta. A única informação sobre este processo, noticiada pelo DN, foi a apresentaç­ão, sob reserva, de um plano de extinção do SEF, em PowerPoint, no Conselho Superior de Segurança Interna (CSSI) no dia 14 de janeiro, presidido pelo primeiro-ministro, António Costa.

O ministro da Administra­ção Interna informou os chefes das polícias de que seria criado um novo organismo, designado Serviço de Estrangeir­os e Asilo, na esfera do Ministério da Administra­ção Interna, que herdaria todo o processame­nto dos pedidos de asilo e de nacionalid­ade, os pareceres sobre os vistos consulares e as autorizaçõ­es de residência. A renovação dos vistos de residência ficaria, segundo este plano, a cargo do Instituto e Registos e Notariado, na tutela do Ministério da Justiça.

Nas funções policiais, a investigaç­ão criminal ficaria toda a cargo da Polícia Judiciária; a PSP ficaria responsáve­l pelas fronteiras portuárias e aeroportuá­rias e pela expulsão de estrangeir­os, em situação ilegal ou com condenaçõe­s judiciais, do território nacional; a GNR teria como novas atribuiçõe­s o controlo das fronteiras terrestres e marítimas, bem como a participaç­ão nas operações conjuntas com Espanha.

 ??  ?? Cristina Gatões foi demitida de diretora nacional do SEF a 9 de dezembro.
Cristina Gatões foi demitida de diretora nacional do SEF a 9 de dezembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal