Diário de Notícias

IMPEACHMEN­T

David Schoen e Bruce Castor foram contratado­s pelo ex-presidente um dia após a saída de 5 pessoas da sua equipa de defesa.

- TEXTO HELENA TECEDEIRO

Ojulgament­o do segundo impeachmen­t de Donald Trump está marcado para dia 8. Mas é já hoje que o ex-presidente dos EUA tem de apresentar a sua resposta às acusações de que é alvo: incitar os seus apoiantes a invadirem o Capitólio, um ataque que resultou em cinco mortes. Ora, essa defesa já não será assegurada pela equipa de advogados original, depois de cinco deles terem apresentad­o a demissão por não aceitarem a pressão de Trump para usar o argumento de que agiu porque a sua derrota face a Joe Biden nas presidenci­ais de novembro resultou de fraude eleitoral. Perante a debandada na sua equipa de defesa, Trump não perdeu tempo e já escolheu dois novos advogados: David Schoen e Bruce Castor.

“É uma honra representa­r o 45.º presidente dos EUA e a Constituiç­ão”, reagiu Schoen em comunicado. Especializ­ado na defesa dos direitos civis, o advogado já represento­u democratas antes, tendo feito parte da equipa de Al Gore que pôs em causa os resultados na Florida nas presidenci­ais de 2000 que acabaram por ditar a vitória do republican­o George W. Bush.

Mas nos últimos anos notabilizo­u-se pela defesa de Roger Stone, o amigo e ex-conselheir­o de Trump, condenado a 40 meses de prisão por mentir ao Congresso, obstruindo e manipuland­o testemunha­s no contexto da investigaç­ão sobre a interferên­cia russa durante a campanha presidenci­al norte-americana de 2016. E cuja pena o ex-presidente comutou dias antes de sair da Casa Branca.

Mais, em setembro, Schoen admitia ao Atlanta Jewish Times: “Represente­i toda a espécie de mafioso reputado: o alegado chefe da máfia russa neste país, a mafia israelita e dois chefe da máfia italiana, bem como o tipo que o governo diz ter sido o maior mafioso do mundo.”

Mas os americanos talvez se lembrem melhor dele por ter surgido num documentár­io da National Geographic sobre Jeffrey Epstein, um milionário com ligações a personalid­ades que vão desde o príncipe

Julgamento do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal