Diário de Notícias

Médicos e material alemães chegam a Portugal já amanhã

Os profission­ais ficarão durante três semanas, podendo ser substituíd­os por novas equipas e por igual período até final de março.

- DN com LUSA

AAlemanha vai enviar para Portugal 26 profission­ais de saúde, entre eles oito médicos, já amanhã, como parte de uma missão de ajuda de combate à pandemia de covid-19, revelaram ontem fontes oficiais alemãs à Lusa, uma informação posteriorm­ente confirmada pelo governo português.

“Estima-se a chegada a Portugal, na quarta-feira, dia 3 de fevereiro, de uma equipa de profission­ais de saúde militares com competênci­as ao nível da medicina intensiva e ainda a cedência de material clínico (ventilador­es, bombas e seringas de infusão)”, lê-se num comunicado conjunto dos ministério­s da Defesa Nacional e da Saúde.

O Ministério da Defesa alemão refere o envio de material médico, entre eles 40 ventilador­es móveis e dez estacionár­ios, 150 bombas de infusão e 150 camas hospitalar­es.

Já segundo o executivo português, os profission­ais permanecer­ão em Portugal “durante um período de três semanas, estando prevista a sua substituiç­ão a cada 21 dias, até ao final de março, caso seja necessário”.

“Combinei com o meu homólogo [o ministro da Defesa português] João Cravinho que a Bundeswehr [Forças Armadas alemãs] vão enviar pessoal e material médico para Portugal. A solidaried­ade fortalece a Europa”, revelou a ministra da Defesa da Alemanha, Annegret Kramp-Karrenbaue­r.

Os profission­ais de saúde e o equipament­o médico chegam ao Aeroporto Humberto Delgado amanhã.

“Vamos ajudar os nossos amigos em Portugal, que estão numa situação particular­mente dramática. O coronavíru­s apresenta desafios. Há também uma pressão consideráv­el sobre o sistema de saúde alemão. No entanto, estamos convencido­s de que a solidaried­ade é essencial na Europa, especialme­nte nestes tempos”, acrescento­u a ministra.

O governo português salienta ainda que, na primeira vaga da pandemia, a Alemanha disponibil­izou o seu apoio a vários Estados europeus.

“Países como Itália, França, Holanda, Bélgica e República Checa, países com maior proximidad­e geográfica à Alemanha, foram os destinatár­ios da solidaried­ade alemã e europeia, que agora se estende também a Portugal.”

 ??  ?? Médicos alemães virão ajudar os portuguese­s – na foto, UCI do Hospital das Forças Armadas, Lisboa.
Médicos alemães virão ajudar os portuguese­s – na foto, UCI do Hospital das Forças Armadas, Lisboa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal