Diário de Notícias

Fernando Alves

COMPETIÇÃO Casalinho recebe também bolsa de estudo. Conservató­rio de Leiria dirigido por professora cubana colocou três bailarinos na final.

-

O sapo de Carybé não queria ser boi

Bailarino António Casalinho vence Prix de Lausanne

Obailarino português António Casalinho, de 17 anos, foi duplamente distinguid­o com o Prémio de Interpreta­ção Contemporâ­nea e uma bolsa de estudo na competição internacio­nal de bailado Prix de Lausanne, na Suíça. “O Prix de Lausanne pode mudar completame­nte o meu futuro”, disse António Casalinho, um dos três bailarinos formados no Conservató­rio Internacio­nal de Ballet e Dança Annarella Sanchez, de Leiria, que chegaram à final.

Casalinho foi um dos seis jovens finalistas distinguid­os com bolsas pela 49.ª edição do prémio, na qual 78 candidatos chegaram à fase competitiv­a e 20 acederam à final, que decorreu ontem por vídeo. O Prémio de Interpreta­ção Contemporâ­nea foi atribuído pelo júri a António Casalinho e ao bailarino brasileiro Rui César Cruz. Casalinho venceu o prémio Oak Foundation, com uma variação clássica que garante uma das bolsas em disputa, e o Prémio de Interpreta­ção Contemporâ­nea Minerva Kunstistif­tung.

“Participar no Prix de Lausanne é um sonho de imensos bailarinos que querem mudar o seu futuro. Tem muita visibilida­de e todos têm grandes expectativ­as no vencedor. Esta vitória pode dar-me entrada numa companhia profission­al de ballet. É uma porta, das grandes, que se abre”, diz.

António Casalinho foi o primeiro vencedor português do Prix de Lausanne em representa­ção de uma escola portuguesa, facto realçado por Annarella Sanchez, responsáve­l pelo conservató­rio que colocou cinco bailarinos (três portuguese­s, um italiano e uma britânica) na competição, apurando três para a final. “Portugal é visto no mundo da dança como um país do terceiro mundo. Mas eu queria chegar até ao Prix de Lausanne e demonstrar que nós em Leiria e em Portugal conseguimo­s estar ao mesmo nível de escolas como o Royal Ballet [de Inglaterra] ou o Zurich Ballet [da Suíça]. É um sonho realizado”, disse a professora cubana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal