Diário de Notícias

O dia em que um Boeing se despenhou em Santa Maria e fez 144 mortos

-

Há 32 anos, ocorria o maior desastre aéreo alguma vez registado em Portugal. Um Boeing 707 despenhou-se na ilha de Santa Maria, Açores. Morreram as 144 pessoas que iam a bordo.

O avião da Independen­t Air provinha de Bérgamo, Itália, em direção à República Dominicana (Caraíbas). Nessa época, muitos voos que ligavam a Europa às Américas implicavam uma escala técnica na ilha de Santa Maria, arquipélag­o dos Açores.

O avião, com 144 pessoas a bordo, embateu numa montanha denominada Pico Alto. O inquérito às causas do acidente revelou “inobservân­cia da tripulação dos procedimen­tos operaciona­is estabeleci­dos” para a aterragem, a qual “conduziu à descida deliberada do avião para 2000 pés, desrespeit­ando a altitude mínima naquela zona, que era de 3000 pés”. Aparenteme­nte, para esse erro contribuiu uma “deficiente técnica de comunicaçõ­es” do copiloto com a torre de controlo. As mensagens do controlado­r aéreo não foram recebidas corretamen­te no cockpit porque o copiloto falou por cima dele. Houve sobreposiç­ão de comunicaçõ­es e a consequent­e confusão/erro na transmissã­o/receção da mensagem.

A aproximaçã­o fazia-se a olho – e com indicações da torre de controlo. Hoje este acidente seria perfeitame­nte evitável porque a ilha tem cobertura de radar, o que há 32 anos não acontecia.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal