Diário de Notícias

As joias japonesas são eternas

Icónico roadster celebra o centenário da marca com uma edição exclusiva, vestida de branco-pérola e capota de lona bordeaux.

- TEXTO JORGE FLORES Motor 24 jorge.flores@globalmedi­agroup.pt

Ostenta o epíteto de roadster mais vendido do mundo. E não faz por menos em cada aparição. Nesta edição exclusiva “100th Anniversar­y”, o Mazda MX-5 vestiu-se de branco-pérola para recordar os muitos fãs de que as joias japonesas são eternas.

Este desportivo de dois lugares foi lançado em 1989 e segue já na sua quarta geração. Mas esta edição especial do MX-5 herda os genes do primeiro automóvel de passageiro­s da Mazda, o R360 Coupé, datado de 1960, e comerciali­zado em grande escala, marcando um estilo futurista pouco próprio da época. Uma forma de homenagear o passado longínquo da marca, fundada a 30 de janeiro de 1920, e que coincide com os 25 anos do representa­nte oficial, no nosso país, a Mazda Motor de Portugal.

Sem acrescenta­r nada de novo em termos mecânicos, o Mazda MX-5 “100th Anniversar­y” continua a convencer pelos seus habituais conceitos de tecnologia e baixo peso, tudo pensado para proporcion­ar momentos de pura diversão ao volante, recorrendo, para tal, ao motor 1.5 Skyactiv-G de 132 cv.

A todas estas caracterís­ticas, que nunca poderiam faltar a um MX-5, esta edição comemorati­va acrescenta-lhe uma certa dose de vaidade e, porventura, de exibicioni­smo. Mas que ninguém negue que resulta esteticame­nte. Ao completo nível de equipament­o Excellence, que serve de base, juntam-se-lhe vários elementos exclusivos, caso dos estofos bordeaux (a combinar com a capota de lona) com o logótipo “100th Anniversar­y” bordado nos apoios de cabeça, tapetes com logótipo “100 Years - 1920-2020”, entre muitos outros pormenores, até nas laterais da carroçaria, a recordar o legado histórico da marca de Hiroshima.

Também o comando da chave, aqui naturalmen­te embelezado com o logótipo “100th Anniversar­y”, é entregue aos clientes num estojo especial, numa proposta que acresce, de origem, um leque de equipament­os de segurança: alerta de atenção do condutor (DAA), Smart City Brake Support frontal (F-SCBS), reconhecim­ento de sinais de trânsito (TSR), Smart City Brake Support traseiro (SCBS-R) e câmara traseira.

Disponível apenas por encomenda, por 36.858,90 euros, a comjunta desta edição dá direito a uma miniatura à escala 1:43 do Mazda R360 de 1960, bem como a um inédito e exclusivo livro “Mazda One Hundred”, em que se conta e ilustra parte significat­iva da agora centenária história da Mazda Motor Corporatio­n. Pequenos mimos para os fãs do roadster.

Filosofia Jinba Ittai

Apesar dos preciosism­os estéticos, o MX-5 “100th Anniversar­y” continua a ser um desportivo. E conserva viva a filosofia Jinba Ittai, que

Ao completo equipament­o do nível Excellence juntam-se-lhe vários elementos exclusivos, caso dos estofos bordeaux, a combinar com a capota.

o automóvel e o condutor como uma só “alma”.

Segundo a marca, a velocidade máxima é de 204 km/h, demora 8,3 segundos a cumprir o arranque os 0-100 km/h e o consumo médio, de acordo com a norma Euro 6-d TEMP, é de 6,3 l/100 km. As emissões de CO2 são de 142 g/km.

Mas isto são números. E as sensações? Valem pelo seu todo. Não se pode dizer que as aceleraçõe­s sejam fora de série, mas permitem ter momentos de diversão, dada a enorme estabilida­de e motricidap­ra

de deste roadster. As recuperaçõ­es são um pouco mais a custo e obrigam a recorrer à caixa manual de seis velocidade­s?Verdade. Mas esta é certa e fiável como poucas.

O Jinba Ittai? Sente-se logo mal nos sentamos ao volante. Não demora muito a sentirmo-nos discípulos desta filosofia, apenas o tempo suficiente para superarmos a frustração de não termos espaço, no habitáculo, para guardar sequer o telemóvel.

 ??  ?? O MX-5 herda os genes do primeiro automóvel de passageiro­s da Mazda, o R360 Coupé, datado de 1960, e comerciali­zado em grande escala, marcando um estilo futurista pouco próprio da época.
O MX-5 herda os genes do primeiro automóvel de passageiro­s da Mazda, o R360 Coupé, datado de 1960, e comerciali­zado em grande escala, marcando um estilo futurista pouco próprio da época.
 ??  ?? A velocidade máxima é de 204 km/h, demora 8,3 segundos a cumprir o arranque.
A velocidade máxima é de 204 km/h, demora 8,3 segundos a cumprir o arranque.
 ??  ?? Este desportivo de dois lugares foi lançado em 1989 e segue já na sua quarta geração.
Este desportivo de dois lugares foi lançado em 1989 e segue já na sua quarta geração.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal