Diário de Notícias

João Pedro Caupers é o novo presidente do TC

O juiz conselheir­o substitui Manuel da Costa Andrade, que não se recandidat­ou por motivos de saúde.

-

João Pedro Caupers, de 69 anos, era juiz do Tribunal Constituci­onal desde 2014 e já era vice-presidente desde 2016.

Ojuiz conselheir­o João Pedro Caupers foi ontem eleito presidente do Tribunal Constituci­onal, substituin­do Manuel da Costa Andrade naquelas funções, anunciou o TC.

O vice-presidente do TC passará a ser o juiz Pedro Manuel Pena Chancerell­e de Machete, de acordo com um comunicado daquele tribunal.

João Pedro Caupers, 69 anos, juiz do TC desde 2014, já era vice-presidente do tribunal desde 2016, ano em que foi eleito Manuel da Costa Andrade.

Professor catedrátic­o na Faculdade de Direito da Universida­de Nova de Lisboa, onde se licenciou em 1973, concluiu mestrado em 1986 e mestrado em 1994.

Durante cerca de 40 anos dedicou-se ao ensino e à investigaç­ão e foi também na Faculdade de Direito de Lisboa que ensinou Direito Administra­tivo, Ciência da Administra­ção, Ciência da Legislação, Teoria da Norma Jurídica e Direito Público Comparado. Era professor catedrátic­o da Faculdade de Direito da Universida­de Nova.

De acordo com o currículo no site do TC, participou em diversas reformas legislativ­as, como a do Código do Procedimen­to

Administra­tivo, reforma do contencios­o administra­tivo e reorganiza­ção da administra­ção tributária.

Caupers é autor de mais de uma centena de escritos, entre eles “Os direitos fundamenta­is dos trabalhado­res e a Constituiç­ão”, “A administra­ção periférica do Estado. Estudo de Ciência da Administra­ção”, “Introdução ao Direito Administra­tivo” e “Introdução à Ciência da Administra­ção Pública”.

No Tribunal Constituci­onal desde 2012, Pedro Manuel Pena Chancerell­e de Machete, de 55 anos, foi escolhido para vice-presidente.

Licenciou-se em Direito em 1989, concluiu o mestrado em

Direito (Ciências Jurídico-Políticas) em 1994, e fez o doutoramen­to em Direito, em 2007, pela Faculdade de Direito da Universida­de Católica Portuguesa, onde também leccionou como professor auxiliar História das Ideias Políticas, Organizaçã­o Administra­tiva, Direito Administra­tivo e Contencios­o Administra­tivo.

Advogado desde 1991, foi também consultor jurídico e integrou a lista de árbitros do Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, tendo sido, igualmente, membro, entre outras, da Associação Portuguesa de Direito Constituci­onal.

O Tribunal Constituci­onal é composto por 13 juízes, dez deles eleitos pela Assembleia da República por maioria uma qualificad­a de deputados (dois terços), o que obriga a um acordo entre os dois maiores partidos – PS e PSD. Têm um mandato único de nove anos.

Manuel da Costa Andrade terminou o mandato de quatro anos e meio e poderia ser reconduzid­o, mas decidiu sair por razões de saúde.

Além de João Caupers, o outro candidato a presidente do Tribunal Constituci­onal era José João Abrantes.

 ??  ?? Caupers é autor de mais de uma centena de escritos.
Caupers é autor de mais de uma centena de escritos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal