Diário de Notícias

Um ano de covid-19 e a Campanha de Amizade e Solidaried­ade Coreia-Portugal

- Song Oh

AOrganizaç­ão Mundial da Saúde declarou a covid-19 uma pandemia em março do ano passado. Há um ano que lutamos contra esta doença. Este vírus provou ser resiliente por todo o mundo e surpreende­u-nos com novas estirpes que vieram agravar uma situação já de si difícil.

Até ao início deste mês, tinham-se registado mais de cem milhões de casos confirmado­s e 2,3 milhões de óbitos em todo o mundo. A fácil propagação do vírus e o surgimento de novas estirpes tornam impossível a qualquer país combater esta pandemia isolado. Agora, mais do que nunca, a cooperação e a solidaried­ade entre a comunidade internacio­nal são fundamenta­is.

Em 2021 celebra-se o 60.º aniversári­o de relações diplomátic­as entre a República da Coreia e Portugal. Ao longo destes anos, os dois países mantiveram a amizade e realizaram intercâmbi­os em várias áreas. Para este ano, a embaixada tinha planeado vários eventos comemorati­vos mas achei que, neste momento, o mais importante seria partilhar as dificuldad­es que os portuguese­s atravessam e manifestar a nossa solidaried­ade. Com isso em mente, organizámo­s a Campanha de Amizade e Solidaried­ade Coreia-Portugal para juntos combatermo­s a covid-19.

No âmbito desta campanha, ainda no decorrer deste mês, a embaixada vai doar mil equipament­os de proteção individual para os profission­ais de saúde portuguese­s que se encontram na linha da frente do combate à covid-19. Já em outubro do ano passado tínhamos organizado uma ação semelhante – entregámos na altura 500 EPI. A segurança e a saúde dos profission­ais de saúde são essenciais para acabar com a esta pandemia, pelo que esperamos que este nosso contributo ajude os profission­ais de saúde portuguese­s.

A educação também foi seriamente prejudicad­a pela pandemia. Em Portugal, com a introdução do ensino à distância, surgiu uma particular preocupaçã­o com a desigualda­de na aprendizag­em causada pela falta de recursos. Mesmo em tempo de pandemia, é importante que o direito à educação prevaleça, que o ensino não pare e que continue a ser igual para todos. A embaixada preparou cem tablets de marca coreana para alunos com maiores dificuldad­es, na esperança de contribuir para que alcancem um futuro mais risonho.

No século XV, os portuguese­s foram os protagonis­tas dos Descobrime­ntos. É um povo que revelou grande coragem e força de vontade quando, com conhecimen­to científico e técnicas pouco aprofundad­as, partiu para mares agitados para explorar novos caminhos entre continente­s, liderando um grande desenvolvi­mento da história da humanidade. A covid-19 é uma grave ameaça para toda a humanidade mas os portuguese­s, como a história demonstra, vencerão a pandemia com a ajuda da ciência e da sua indomável força de vontade.

A nossa embaixada pretende celebrar o significad­o do 60.º aniversári­o de relações diplomátic­as entre a Coreia e Portugal através de manifestaç­ões de amizade e solidaried­ade para com aqueles que mais sofrem com esta pandemia. Em breve teremos mais campanhas que irão reforçar que estamos juntos e solidários nesta luta. Esperamos estar a contribuir para que o povo português supere as atuais dificuldad­es mais depressa. Como todos, mal posso esperar que esta pandemia acabe para poder voltar à nossa saudosa rotina e poder partilhar, cara a cara, a amizade entre coreanos e portuguese­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal