Diário de Notícias

Loving – Uma História de Amor, de Jeff Nichols HBO

-

Fixe-se estes nomes: Mildred e Richard Loving. Os dois não podiam saber que iam estar no centro de uma decisão histórica quando, em 1958, saíram do estado da Virgínia em direção a Washington, D.C. para ir casar-se ao registo. Um par humilde – ela grávida e dona de casa, ele um trabalhado­r da construção civil – movido apenas pelo amor, que foi preso pouco depois dessa secreta troca de alianças. A saber, o xerife, que recebeu uma denúncia anónima, arrancou-os da cama a meio da noite alegando o impediment­o por lei da sua união conjugal naquele estado americano. Porquê?

Mildred era negra (na realidade, mestiça) e Richard um homem branco. O seu caso de justiça ficou conhecido como “Loving v. Virginia” e deu origem a uma pequena grande revolução, em 1967, quando seguiu para o Supremo Tribunal dos EUA e tornou inconstitu­cional a proibição do casamento inter-racial.

Esta é a história verídica na base de Loving (2016), o filme de Jeff Nichols que junta Ruth Negga e Joel Edgerton num comovente drama amoroso. Um caso mediático, aliás, que deu uma bela reportagem fotográfic­a da revista Life, e que a lente de

Nichols capta como a imagem mais pura do romance alheio à consciênci­a política: a delicadeza e timidez dela encontra o encaixe perfeito na simplicida­de e resistênci­a dele. Nada estava acima do sentimento de um pelo outro. Algo que se ilustra bem no único pedido que Richard fez ao advogado, quando se recusou a pôr os pés no tribunal, cético de que pudesse sair de lá com o direito de estar casado com Mildred: “Pode dizer ao juiz que eu amo a minha mulher.” Só isto.

Loving – Uma História de Amor é um inédito nas salas portuguesa­s e a proposta mais terna para o Dia de São Valentim.

 ?? TEXTO INÊS N. LOURENÇO ??
TEXTO INÊS N. LOURENÇO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal