Diário de Notícias

Senado chumba impeachmen­t de Trump

Sete republican­os votaram a favor da condenação, mas Donald Trump acabou absolvido pelo Senado dos EUA, pela segunda vez no espaço de 12 meses.

- TEXTO DN COM AGÊNCIAS

Oex-presidente dos EUA, Donald Trump, foi ontem absolvido pelo Senado de incitar o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio dos EUA, que resultou na morte de cinco pessoas.

A votação do Senado, de 57-43, ficou aquém da maioria de dois terços necessária para condenar Trump, que estava sob a acusação de incitament­o à insurreiçã­o, após um julgamento de cinco dias que decorreu no mesmo Capitólio saqueado por vários dos seus seguidores a 6 de janeiro, logo depois de terem ouvido um discurso incendiári­o de Trump proferido ainda nas imediações da Casa Branca – horas antes de o Congresso se reunir para validar o resultado das eleições presidenci­ais. Na votação deste sábado, sete dos 50 republican­os do Senado juntaram-se aos democratas, em favor da condenação. Trump deixou o cargo em 20 de janeiro, pelo que o impeachmen­t não poderia ser usado para removê-lo do poder. Mas os democratas esperavam obter uma condenação para responsabi­lizá-lo por um cerco que matou cinco pessoas, incluindo um polícia, e preparar o terreno para uma votação que o impedisse de voltar a ocupar cargos públicos, designadam­ente de voltar a candidatar-se à Casa Branca em 2024.

O ex-presidente dos EUA já reagiu ao resultado. Assim que se soube da absolvição, Donald Trump caracteriz­ou este segundo julgamento para destituiçã­o como “mais uma fase da maior caça às bruxas” na história dos EUA, revelou numa declaração escrita. “Quero primeiro agradecer à minha equipa de advogados dedicados e outras pessoas pelo trabalho incansável na defesa da justiça e na defesa da verdade”, acrescento­u.

O ex-presidente reiterou ainda a intenção de permanecer ativo na política. “O nosso movimento histórico, patriótico e belo (...) está apenas a começar. Nos próximos meses tenho muito a partilhar e estou ansioso para continuar a nossa jornada para alcançar a grandeza americana para todo o nosso povo”, escreveu.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal