Diário de Notícias

“Barragem vai ter sedimentos e nutrientes e isso faz que toda a cadeia alimentar seja promovida.”

“Alqueva com cota elevada tem impacto na visita de turistas que geram um rejuvenesc­imento das nossas comunidade­s.” “Este enchimento da barragem traz-nos esperança para três anos e isso tem um grande significad­o no concelho.”

-

Também José Manuel Grilo não perde de vista a vertente turística, perante as duas praias que vão abrir ao público no início da época balnear. A praia da Amieira já foi inaugurada há dois anos, mas para este verão também a aldeia de Alqueva vai abrir um areal a banhistas.

Está já em curso a colocação de areia, enquanto avança também o concurso público de aquisição de edifícios de apoio para nadadores-salvadores e um quiosque de apoio ao serviço de bar e restauraçã­o. “Como seria este investimen­to sem esta água? Não era a mesma coisa, de certeza”, resume.

No concelho de Alandroal é a pesca que ganha espaço à medida que o nível das águas se aproxima da cota máxima, como reconhece o presidente do município, João Maria Grilo. Por aqui tem-se assistido ao regresso da atividade piscatória – esquecida ao longo de décadas – potenciada pelo fecho das comportas do Alqueva, que levou à instalação nas águas do rio Guadiana de diversas espécies.

Um novo paradigma que viabilizou alguns nichos de negócios locais, com a restauraçã­o a aperfeiçoa­r a confeção de várias iguarias, já com o apoio de alguns chefs reconhecid­os no país.

“Este ano demonstra a importânci­a de se ter construído o Alqueva. Se não tivéssemos o Alqueva não conseguirí­amos aproveitar toda esta água que nos faz imensa falta”, sublinha o autarca, que tem dado prioridade, precisamen­te, à promoção do peixe do rio, com mostras gastronómi­cas que neste ano também serão sinalizada­s recorrendo às novas tecnologia­s, por causa da inevitável pandemia de covid-19.

Depois da dificuldad­e sentida em anos mais recentes, que levaram mesmo a encurtar os períodos de pesca, tendo surgido algumas centenas de peixes mortos nos meses mais quentes – devido à seca e à propagação de parasitas –, agora João Maria Grilo quer aproveitar a oportunida­de proporcion­ada por um ano abundante em água que vai enriquecer a qualidade do barbo, do lúcio-perca, da carpa e do achigã.

“A barragem vai ter sedimentos e nutrientes e isso faz que toda a cadeia alimentar seja promovida para o próximo ano. É muito importante na renovação dos ciclos biológicos”, justifica, sustentand­o que a economia local vai tirar partido deste benefício.

Revela que além de os restaurant­es já estarem a servir peixe do rio, o Alandroal conta hoje com algumas experiênci­as de empresas que estão a produzir ervas aromáticas específica­s para temperar este peixe, que também está na origem de uma aposta empresaria­l de conservas. “Esta modalidade, com o confinamen­to, tem tido sucesso, por causa das vendas online”, diz ao DN o presidente do município.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal