Diário de Notícias

Desde a temporada 2000-01, apenas duas equipas chegaram a esta altura do campeonato com mais pontos do que o Sporting – o Benfica de Bruno Lage na temporada passada e o FC Porto de Villas-Boas há dez anos.

-

do os benfiquist­as eram comandados por outro espanhol, José Antonio Camacho, para encontrar tanto atraso pontual para o líder. Em ambas as épocas, o clube da Luz saiu da 19.ª jornada com onze pontos de desvantage­m para o FC Porto de Mourinho.

E para descobrir uma época em que o Benfica estava fora do pódio à entrada para a 20.ª ronda, é preciso retroceder até 2004-05, quando o italiano Giovanni Trapattoni estava no leme. Curiosamen­te, nessa temporada, os encarnados sagraram-se campeões, quebrando um jejum de onze anos.

No entender de Daúto Faquirá, um dos aspetos que têm levado a esta diferença pontual para o líder Sporting e para “algum desnorte” de FC Porto e Benfica é a “densidade competitiv­a” que dragões e águias têm enfrentado nesta época atípica, que tem um calendário mais apertado do que o habitual devido ao tardio término na temporada transata. “Este cenário poderá alterar-se se estas duas equipas ficarem mais desafogada­s. Poderão ter outro tipo de capacidade de resposta”, acredita o técnico que já nesta época orientou o Sporting da Covilhã.

O quarto melhor Sp. Braga

Embora esteja à frente do Benfica e a um ponto do FC Porto, o Sp. Braga já teve melhores registos à 19.ª jornada. Em 2004-05, com Jesualdo Ferreira, e em 2009-10, com Domingos Paciência, os bracarense­s lideravam o campeonato por esta altura. Nessa temporada em que o antigo avançado do FC Porto estava no comando técnico, os minhotos tinham 48 pontos, mais oito do que em 2020-21.

Em termos pontuais, os arsenalist­as também fizeram melhor em 2011-12 com Leonardo Jardim e em 2018-19 na segunda época de Abel Ferreira, quando somaram 43 pontos. Tal como agora com Carlos Carvalhal, em 2017-18 o registo após 19 rondas também era de 40 pontos.

Para Daúto Faquirá, este não é o “melhor Sp. Braga de sempre”, mas “tem estado na bitola do que tem feito ultimament­e”. “É a quarta equipa, com uma espinha dorsal que se mantém, alterando aqui e acolá, e muito bem orientada pelo Carlos Carvalhal. Benfica e FC Porto não têm estado ao melhor nível, o que permite que o Sp. Braga se aproxime, mas o que me parece natural é que Benfica e FC Porto possam vir a cavar um fosso para o Sp. Braga, que ainda está aquém dessas equipas, até pelo nível de investimen­to, apesar de ter uma equipa muito boa. Mas se ambos se mantiverem neste registo, o Sp. Braga poderá manter este nivelament­o com eles e lutar até ao fim por um lugar que dê acesso à Liga dos Campeões”, perspetiva o técnico que em 2005 subiu o Barreirens­e à II Liga.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal