Diário de Notícias

Milhares de estudantes nas ruas contra a PGA

-

“Estudantes protestam aos milhares contra a PGA”, escrevia o DN no dia 21 de fevereiro de 1992, sob uma imagem na qual se viam os manifestan­tes em Lisboa.

“A contestaçã­o dos alunos à Prova Geral de Acesso deu origem a manifestaç­ões em diversas cidades do país, com destaque para a de Lisboa, onde cerca de dez mil jovens se concentrar­am junto ao Ministério da Educação”, lia-se na primeira página. “Uma comissão foi recebida pelo ministro, que concordou em voltar a discutir a questão se lhe forem apresentad­as “provas científica­s” de que a PGA é incoerente”, acrescenta­va o DN, dizendo que os alunos tinham aceitado o desafio do titular da pasta da Educação, Diamantino Durão.

A prova de cultura geral de acesso ao ensino superior, que começou a ser exigida em 1989, acabou por ser revogada em 1993. Outra das lutas dos estudantes da altura era contra o aumento das propinas anunciado pelo governo de Cavaco Silva (que conseguira a maioria absoluta em 1991), mas esta acabou por não ter sucesso.

Entre 1991 e 1994, a contestaçã­o estudantil acentuou-se, com cargas policiais em frente à Assembleia da República e um famoso episódio protagoniz­ado por um grupo de estudantes que decidiu baixar as calças e mostrar o rabo ao ministro da Educação de então, Couto dos Santos – que tinha substituíd­o Diamantino Durão a 19 de março de 1992 e não chegou a ficar dois anos no ministério. Um protesto que levou uma geração a ser apelidada de “rasca”.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal