Diário de Notícias

Países do G7 receberam quase metade das vacinas distribuíd­as

COVID-19 Estados Unidos, China, Reino Unido e Índia são dos países que já administra­ram mais doses. Secretário-geral da ONU diz haver 130 países ainda sem vacinas.

-

Há mais de dois meses que as primeiras vacinas contra a covid-19 entraram no mercado e começaram a ser administra­das, mas, segundo o próprio secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, há 130 países no mundo que ainda não receberam uma única dose, enquanto dez receberam 75% das disponibil­izadas pelas empresas produtoras.

Um balanço feito pela Agência France Press (AFP) confirma esta situação ao apurar que, desde o início de dezembro chegaram ao mercado mais de 200 milhões de doses de vacinas, mais precisamen­te 201 042 149 – um número que pode ser maior porque dois grandes países, China e Rússia, não comunicam novos números há dez dias – e que destas mais de 45% foram administra­das nos países ricos do G7, onde vive apenas 10% da população mundial.

Segundo a agência, até à data, mais de nove em cada dez doses (92%) foram administra­das em países de rendimento alto ou médio-alto, que representa­m pouco mais de metade da população mundial (53%). Dos 29 países de “baixo” rendimento, apenas a Guiné-Conacri e o Ruanda iniciaram a imunização. Israel é de longe o país mais avançado, com quase metade (49%) da sua população com pelo menos uma dose. Um em cada três israelitas (33%) recebeu mesmo a segunda dose, completand­o assim o processo de vacinação. Os outros países que ultrapassa­ram a marca dos 10% da população com pelo menos uma dose são Reino Unido (25%), Bahrein (16%), Estados Unidos (13%), Chile (12%), Seicheles (43%) e Maldivas (12%). Em termos do número de doses administra­das nos Emirados Árabes Unidos, entre 25% e 50% da sua população recebeu pelo menos uma dose, mas o país não fornece números mais precisos sobre o número de pessoas em causa. Em termos absolutos, os Estados Unidos lideram, com 59,6 milhões de doses administra­das, à frente da China (40,5 milhões em 9 de fevereiro), do Reino Unido (17,5 milhões), da Índia (10,7 milhões) e de Israel (7,1 milhões). Portugal, segundo dados internacio­nais, é o 20.º país do mundo com mais de cem mil habitantes que já vacinou mais pessoas.

Os sete membros do G7 (Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Japão) já se compromete­ram a melhorar a distribuiç­ão de doses com os países pobres e a duplicar o seu apoio ao programa de vacinação Covax da ONU e liderado pela Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS).

O diretor-geral da OMS já saudou a decisão destes países referindo: “Há um movimento crescente a favor da equidade na distribuiç­ão das vacinas e agradeço aos líderes mundiais que estão a responder ao desafio.” Tedros Adhanom Ghebreyesu­s reforçou ainda ser “necessário que os países partilhem as doses, aumentem a produção e garantam um abastecime­nto de vacinas para que todos, em qualquer lugar, possam imunizar-se”. A pandemia já infetou no mundo mais de 110 milhões de pessoas, causando a morte a mais de 2,4 milhões.

 ??  ?? Estados Unidos da América é um dos dez países mais ricos do mundo que mais doses de vacinas contra a covid-19 já receberam e administra­ram.
Estados Unidos da América é um dos dez países mais ricos do mundo que mais doses de vacinas contra a covid-19 já receberam e administra­ram.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal