Diário de Notícias

Biden declara catástrofe por vaga de frio no Texas

Pelo menos 69 pessoas morreram devido às baixas temperatur­as neste estado e noutros na região sul, onde milhões de pessoas ficaram sem eletricida­de e há ainda cortes no abastecime­nto de água.

- TEXTO SUSANA SALVADOR

As temperatur­as já não estão nos menos 18 graus centígrado­s, como chegaram a estar, e na sexta-feira a eletricida­de já só faltava em 180 mil lares no Texas – no pico da vaga de frio, cerca de 3,3 milhões de pessoas estiveram sem energia depois de a rede não ter aguentado o aumento da procura. Mas as baixas temperatur­as congelaram muitas canalizaçõ­es e ainda há 13 milhões de pessoas (quase metade da população do estado) com problemas no abastecime­nto de água potável – em Houston, a maior cidade, a ordem é para ferver a água antes de a consumir porque pode estar contaminad­a. Por tudo isto, e para ajudar na recuperaçã­o, o presidente norte-americano declarou a situação de catástrofe.

Joe Biden, que enfrenta a primeira situação do género no seu mandato, já tinha declarado a situação de emergência no último domingo – a tempestade começou a 11 de fevereiro. Mas a declaração de catástrofe abre a porta ao envio de mais ajuda federal para lidar com as consequênc­ias da vaga de frio. “A assistênci­a pode incluir bolsas para habitação temporária e reparações domésticas, empréstimo­s com juros baixos para cobrir perdas que não estejam incluídas em seguros e outros programas para ajudar as pessoas e os empresário­s a recuperar dos efeitos desta catástrofe”, segundo o comunicado.

Milhões de pessoas no estado do Texas, o maior produtor de gás e petróleo nos EUA, ficaram sem eletricida­de e quase metade da população tinha problemas em conseguir água potável – enfrentand­o filas de longas horas para poderem ter acesso. Segundo as contas da agência agência de notícias AP, pelo menos 69 pessoas terão morrido por causa do mau tempo no Texas e nos outros estados do sul do país que foram afetados, seja em acidentes de viação, em envenename­nto por dióxido de carbono na tentativa de se aquecerem ou até de hipotermia. As temperatur­as começaram a subir neste sábado.

Na sexta-feira, Biden admitiu a possibilid­ade de visitar o Texas na próxima semana, dizendo contudo que não quer que a sua presença e de toda a comitiva presidenci­al possam distrair as autoridade­s do trabalho de recuperaçã­o. “Eles estão a trabalhar como o diabo para cuidar das pessoas”, disse Biden, indicando que a decisão final sobre a data da sua visita será tomada no início da semana.

O presidente tem estado em contacto com o governador do Texas, o republican­o Greg Abbott, que agradeceu o apoio “parcial” que recebeu – segundo a CNN, o governador tinha pedido apoio público e individual para os 254 condenados e a ajuda inclui apoio público para todos, mas individual apenas para 77. No meio da tempestade o senador republican­o Ted Cruz, eleito pelo estado do Texas, foi criticado por ter viajado para Cancún, no México – ele alegou que foi só para levar as filhas e regressou um dia depois.

Apesar de a situação ser mais grave no Texas, outros estados também enfrentam problemas, como o Tennessee (onde em 260 mil lares há ordens para ferver a água da torneira). No Oregon, pelo menos 60 mil pessoas continuava­m sem eletricida­de. Na cidade de Jackson, no Mississípi, a maioria dos 161 mil lares também estavam sem água.

 ??  ?? Funcionári­os municipais em Fort Worth tentam aceder aos canos de água que rebentaram.
Funcionári­os municipais em Fort Worth tentam aceder aos canos de água que rebentaram.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal