Diário de Notícias

Recibos verdes já começaram a receber o apoio, mas têm dúvidas sobre as ajudas Mais de cem mil trabalhado­res independen­tes pediram à Segurança Social o apoio extraordin­ário à redução de atividade.

Segurança Social deu indicações de que estes trabalhado­res podiam recorrer a dois apoios diferentes, ficando a receber o mais vantajoso.

- MARIA CAETANO maria.s.caetano@dinheirovi­vo.pt

Enquanto quem pediu o apoio extraordin­ário ao rendimento dos trabalhado­res (AERT) aguarda ainda por transferên­cias da Segurança Social, os trabalhado­res independen­tes com pedidos de apoio extraordin­ário à redução de atividade começaram já na última quinta-feira a receber os valores do apoio criado no ano passado, e que foi retomado pelo governo devido às medidas de confinamen­to mais restritiva­s em vigor desde o passado mês de janeiro.

Neste caso, foram mais de cem mil os pedidos de apoio entregues à Segurança Social. E, nalgumas situações, ao mesmo tempo que os potenciais beneficiár­ios apresentav­am o pedido ao AERT, que está ainda por processar pelos serviços da Segurança Social.

O desfasamen­to dos deferiment­os e pagamentos para os dois apoios está a suscitar dúvidas entre os trabalhado­res que recorreram à medida, já que receberam a indicação de que poderiam recorrer aos dois apoios, havendo uma avaliação da Segurança Social sobre aquele que seria mais vantajoso para o beneficiár­io.

Com pagamentos já feitos para o apoio à redução de atividade, “não sabemos o que vai acontecer se o outro pedido também for aprovado”, diz ao DN/Dinheiro vivo Daniel Carapau, da Precários Inflexívei­s, organizaçã­o representa­tiva de trabalhado­res independen­tes.

Daniel Carapau dá também conta de pedidos indeferido­s que, à semelhança do que sucedeu em 2020, tornam a não indicar qual o motivo do indeferime­nto.

Por outro lado, o membro da Precários diz que há trabalhado­res independen­tes encaminhad­os pela Segurança Social para outro apoio, o incentivo à atividade profission­al, com a argumentaç­ão de que não reuniriam os descontos necessário­s para o apoio à redução de atividade. Mesmo depois de terem estado em 2020 a receber apoios que implicaram a realização de descontos. Num caso, diz, o resultado foi um apoio no valor de apenas 93 euros, muito inferior ao mínimo de 219, 41 euros previsto no apoio à redução de atividade.

 ??  ?? Apoio aos recibos verdes começou a ser pago na quinta-feira.
Apoio aos recibos verdes começou a ser pago na quinta-feira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal