Diário de Notícias

O filme de uma guerra

-

28 de maio de 1990

Com o país exaurido pela Guerra Irão-Iraque, Saddam Hussein afirma que a produção excessiva de petróleo pelo Koweit e Emirados Árabes Unidos é uma “guerra económica” contra o Iraque.

17 de julho

O Iraque acusa o Koweit de roubar petróleo do campo petrolífer­o de Rumaylah na fronteira entre os dois países e adverte sobre ação militar.

2 de agosto

O Iraque invade o Koweit e confisca os campos de petróleo. O emir foge. O Iraque reúne tropas ao longo da fronteira saudita.

10 de agosto

Dois dias depois de proclamar a anexação do Koweit (que a ONU de pronto invalidou), Saddam declara uma “guerra santa” contra os EUA e Israel.

10 de outubro

Nayriah, de 15 anos, testemunha no Congresso dos EUA as atrocidade­s dos soldados iraquianos nas maternidad­es, argumento usado por George Bush várias vezes e abrindo caminho à autorizaçã­o do Senado para a declaração de guerra. Soube-se mais tarde que era tudo falso.

17 de janeiro

Sob mandato da ONU, arranca a Operação Tempestade no Deserto, ao que o Iraque responde com explosão de poços de petróleo e derrame de de crude no Golfo.

22 de fevereiro

Bush faz um ultimato: o Iraque tem 24 horas para retirar-se do Koweit e evitar o início de uma guerra terrestre.

24 de fevereiro

Começa a campanha terrestre aliada, com o general Schwarzkop­f a comandar mais de 20 países aliados.

26 de fevereiro

Saddam Hussein anuncia a retirada do Koweit. Ao êxodo das tropas iraquianas, norte-americanos e sauditas causam uma chacina – a chamada “autoestrad­a da morte”.

27 de fevereiro

As forças da coligação entram na Cidade do Koweit. O presidente dos Estados Unidos declara o Kuwait libertado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal