Diário de Notícias

Desde 2019 que Jesus Alfredo, Ivan Archivaldo e Ovidio Guzman –Los Chapitos – protagoniz­am uma guerra contra vários cartéis pelo controlo do tráfico para os EUA.

-

Madre no estado mexicano de Sinaloa. Era um de 11 irmãos, filhos de um rancheiro alcoólico que cultivava papoilas para ópio e heroína. Tinha 15 anos quando começou também na apanha da papoila, trabalhand­o para o traficante local Héctor Luis Palma Salazar.

No início dos anos 1980, El Chapo (alcunha que significa baixinho, devido à sua estatura baixa – 1,68 metros – mas forte) já trabalhava para o cartel de Guadalajar­a. Quando o líder Miguel Ángel Félix Gallardo foi preso, em 1989, os território­s do cartel de Guadalajar­a foram divididos em três, surgindo os cartéis de Tijuana, Juárez e Sinaloa, este último liderado por Guzmán, Salazar e Ismael El Mayo Zambada Garcia. El Chapo tornar-se-ia o mais poderoso narcotrafi­cante do mundo, especialme­nte após a morte de Pablo Escobar, em 1993.

Desde a última detenção de El Chapo e a sua extradição para os EUA que a liderança do cartel de Sinaloa passou para as mãos de Ismael Zambada Garcia. Mas as coisas não têm sido pacíficas na relação com os filhos de El Chapo. Desde 2019 que Jesus Alfredo, Ivan Archivaldo e Ovidio Guzman – conhecidos como Los Chapitos – têm protagoniz­ado uma violenta guerra contra vários cartéis mexicanos pelo controlo do tráfico de droga para os EUA. Segundo o jornal Zeta Tijuana , só nos primeiros 28 dias do ano registaram-se 246 homicídios no estado de Baja California. larga maioria terá sido levada a cabo por Los Chapitos e os seus homens e tiveram como alvo principal membros do não menos violento cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG). Liderado por Nemesio El Mencho Oseguera Cervantes, o CJNG controla o tráfico em 35 estados do México e também em Porto Rico. O grupo é conhecido pela brutalidad­e dos seus métodos: desde arrancar o coração das vítimas a dissolver os seus corpos em barris de ácido.

Casado pelo menos quatro vezes, estima-se que El Chapo tenha uma dezena de filhos. Mas os três Chapitos são os mais famosos no mundo do narcotráfi­co. O mais velho, Ivan Archivaldo, de 39 anos, tem liderado a guerra contra os outros cartéis. Em 2016, com o pai inda em fuga, foi raptado durante uns dias, com o irmão Jesus, pelo CJNG. Dois anos mais novo, Jesus é conhecido como Alfredo ou Alfredillo. Na lista dos mais procurados da DEA, a agência norte-americana que luta contra o tráfico de droga, não esconde um estilo de vida luxuoso e gosta de desafiar as autoridade­s com as mega-festas que organiza. O mais novo, Ovidio – ou El Raton – terá sido o responsáve­l pelo massacre de Culiacán durante o qual os membros do seu grupo abriram fogo sobre a polícia nas ruas, levando as autoridade­s a considerar a situação de alto risco para os civis e a deixá-lo escapar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal