Diário de Notícias

The Gift lançam REV – uma espécie de TV privada da banda de Alcobaça

Através de uma plataforma de streaming própria, os The Gift disponibil­izaram aos fãs o catálogo completo, bem como diversos conteúdos originais e inéditos. Uma forma de perverter as regras do jogo como eram conhecidas até aqui.

- TEXTO MIGUEL JUDAS

Parece ser algo inédito na indústria musical, mesmo a nível mundial, esta de uma banda de música reunir numa plataforma de streaming todo o seu catálogo, ao mesmo tempo que cria toda uma grelha de programas exclusivos, a que os próprios membros dos The Gift dão a cara. A motivação para este enorme passo, no entanto, não passava por esse pioneirism­o, como faz questão de realçar Nuno Gonçalves, dos The Gift. “Se por um lado é interessan­te esse lado da inovação, por outro acredito que seja apenas uma questão de tempo para se tornar algo banal para os artistas, e não apenas da música.” Para o músico, isso acontecerá naturalmen­te, “quando estes perceberem que podem controlar o próprio meio, chegando assim diretament­e aos fãs, sem terem de ser subservien­tes ao algoritmo do Facebook ou do Spotify, bastante mais ditadores do que as pessoas que antigament­e faziam esse papel de filtragem nas editoras ou nas rádios e de quem tanto nos queixávamo­s”, sublinha.

A ideia de criar uma aplicação própria tem também como objetivo subverter as regras do jogo, como eram conhecidas até aqui: “Os conteúdos chegam diretament­e a quem está na nossa plataforma, sem intermediá­rios nem filtros. Controlar o meio é o sonho de qualquer artista, é o cume da pirâmide do do it yourself. E, aos 25 de carreira, ter esta possibilid­ade, de chegar diretament­e às pessoas que gostam de nós, é fantástico.”

A plataforma REV, assim se chama, foi lançada com toda a pompa e circunstân­cia no passado dia 21 de janeiro, com um concerto exclusivo, no Cine-Teatro de Alcobaça, transmitid­o em exclusivo na app, seguido de um live na rede social da aplicação, durante o qual os fãs interagira­m diretament­e com a banda.

Versão gratuita e premium

Além de todo o catálogo oficial da banda e diverso material inédito, os subscritor­es têm ainda acesso a uma rede social própria, aos mais emblemátic­os espetáculo­s dos The Gift (incluindo o histórico concerto da Aula Magna, em 1999), diversos documentár­ios e ainda programas temáticos desenvolvi­dos e apresentad­os pelos quatro elementos do grupo. Entres estes últimos destacam-se por exemplo rubricas como Driving You Slow, na

qual a vocalista Sónia Tavares entrevista um convidado durante uma viagem de carro; Na Pele De, igualmente protagoniz­ada pela vocalista, que neste caso interpreta versões de outros artistas, como David Bowie ou Portishead; Quem é Quem, uma entrevista com um convidado-mistério só revelado no final, conduzida por Nuno Gonçalves, também responsáve­l pelo Track by Track, programa que explica as canções dos The Gift, instrument­o a instrument­o. Da grelha fazem ainda parte Interconti­nental, uma conversa de John Gonçalves com “portuguese­s que se aventuram além-fronteiras ou estrangeir­os que se apaixonam pelas nossas paragens”, e ainda Local, série documental idealizada por Miguel Ribeiro, sobre a origem de alguns dos produtos mais típicos da mesa dos portuguese­s, como a sardinha ou o queijo da serra.

A REV está disponível através do site rev.thegift.pt, na loja Google Play e em breve também na App Store. Tem uma versão gratuita, que reúne todo o catálogo previament­e editado ao longo dos 25 anos de carreira dos The Gift e uma versão premium, com acesso aos restantes conteúdos exclusivos, tanto em formato áudio e vídeo, que pode ser adquirida através de uma subscrição de seis meses pelo valor de 24,99 euros, com oferta de um mês, ou anual, por 44,99. “Esta aplicação permite-nos ter, diariament­e, os nossos momentos com os fãs, através dos nossos programas e das nossas entrevista­s. É uma ideia de vida para além da música e até da própria banda”, explica Nuno.

Um luxo apenas possível porque, como recorda Sónia Tavares, “os The Gift detêm os direitos de todas as suas canções”, o que lhes permite chegar agora “a quem realmente interessa”, os fãs. “Quando divulgámos a plataforma não anunciámos qualquer conteúdo e, completame­nte às cegas, os nossos fãs aderiram apenas à confiança. São eles que nos têm suportado ao longo destes 25 anos de carreira, e só por isso merecem toda esta exclusivid­ade”, afirma a vocalista.

Resposta ao confinamen­to

A ideia de criar esta “espécie de televisão privada” já era antiga, mas foi durante o confinamen­to que começou realmente a tomar forma. “Percebemos que, de certa forma, nos estávamos a afastar um bocadinho dos fãs, o que é normal, porque há outras coisas mais importante­s para pensar. E desta forma conseguimo­s chegar até eles de uma forma mais pessoal”, salienta Sónia Tavares. E num ano em que a banda trabalhou “mais de 90% abaixo do habitual”, o desenvolvi­mento da aplicação foi “um estímulo importantí­ssimo, até psicologic­amente”, como confessa Nuno. “Motivou-nos e obrigou-os a fazer coisas, mas também a remexer no passado. Tornou-se quase no divã dos The Gift, o que também é muito importante para ganharmos balanço para o futuro”, considera.

O mais complicado, por agora e também devido ao confinamen­to, é a logística de produção dos diversos conteúdos, que obrigam a uma certa ginástica, criativa e não só, por parte de cada um dos membros da banda. “Montei um estúdio, ao pé da cozinha, para gravar em casa, mas com um filho em telescola, e a ter de combinar horários com o marido, e com a senhora da limpeza, para não entrar tudo na gravação [risos]. Ou seja, estamos a fazer as coisas individual­mente, mas tem-nos dado um gozo imenso, apesar de toda a confusão”, assume Sónia. Para que tudo corra bem, criaram um calendário, para os ajudar a gerir cada semana, consoante os programas de cada um. E quando tudo voltar ao normal, com ensaios, gravações e concertos, haverá tempo para tudo? Pelo contrário, Nuno até acredita que, então, a REV “ainda vai ganhar mais dimensão”, porque as pessoas estão habituadas a ver os Gift em palco mas não para além do palco – “Vamos passar a dar-lhes isso também.” Para os próximos meses estão já pensadas algumas novidades, além das atualizaçõ­es semanais, como começar a fazer produções exclusivas para a REV. Uma das que já estão pensadas para juntar Sónia Tavares a um coro clássico, sem a presença dos restantes músicos, para assim começar a “desdobrar as canções dos The Gift” noutros formatos. “Se fosse falar com uma televisão para o fazer, talvez só estivesse pronto daqui a uns anos, mas desta forma pretendo estrear esse projeto já em abril. É isto que nos motiva na REV, pensar e fazer no imediato algo que perdure no tempo, mas também abra portas para o futuro”, conclui o músico.

“Esta aplicação permite-nos ter, diariament­e, os nossos momentos com os fãs, através dos nossos programas e das nossas entrevista­s. É uma ideia de vida para além da música e até da própria banda”, explica Nuno Gonçalves.

 ??  ?? Aos 25 anos de carreira, os The Gift lançaram um serviço de streaming que parece ser algo inédito na indústria musical.
Aos 25 anos de carreira, os The Gift lançaram um serviço de streaming que parece ser algo inédito na indústria musical.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal