Diário de Notícias

Onde encontrar

-

O Melhor de Miranda – Prazeres da Terra

Largo Dona Estefânia, 6 1000-126 Lisboa

Tel.: 213 542 208 lojalisboa@prazeresda­terra.pt 09.30-19.00

Fecha: sábado e domingo dos tecidos, sem quebra das fibras que compõem a carne. Todos esses fatores contribuem para a glorificaç­ão e fusão dos sabores que sentimos quando provamos um Chaves da Prazeres da Terra. Sente-se o detalhe da carne picada e está bem presente também a impressão do estufado tradiciona­l português, copioso na cebola. O recheio é montado com pão muito selecionad­o, escolhido a dedo pelo mestre Santos A massa folhada é, como sabemos, assunto pasteleiro, e há aqui um trabalho primoroso que é feito até se chegar à estrutura de mil-folhas muito fina, ao mesmo tempo robusta para conter o pastel fechado e inteiro. É mesmo um grande prazer.

O tempo e a inexorável natureza humana nem sempre trataram do pastel de Chaves com o maior cuidado, e por isso os que encontramo­s pelas pastelaria­s do país têm a forma mas não o conteúdo, sendo quase todos dececionan­tes. Muitos utilizam mesmo chouriço e outros enchidos, o que é um aviltament­o condenável. A receita original e a área geográfica de produção estão hoje governadas pela certificaç­ão IGP – Indicação Geográfica Protegida – e é isso que devemos procurar se queremos provar o autêntico pastel de Chaves.

A loja de Lisboa fica na Estefânia, curiosamen­te perto da Avenida Defensores de Chaves, pelo que basta encomendar e passar a buscar. Cada pastel custa 1,20 euros e o prazer é garantido.

 ??  ?? A meia lua do pastel de Chaves, finamente folhado e recheado com um preparado à base de carne de vitela estufada picada.
A meia lua do pastel de Chaves, finamente folhado e recheado com um preparado à base de carne de vitela estufada picada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal