Diário de Notícias

Leões com melhor pontuação em 74 anos e uma defesa de betão

Parece cada vez mais perto de um título que lhe foge há 19 anos. Para encontrar melhor época do que esta é preciso recuar aos tempos dos Cinco Violinos. Na Europa não há defesa menos batida.

- TEXTO NUNO FERNANDES

Como curiosidad­e refira-se que na última vez que o Sporting foi campeão, na temporada 2001-02, somava 46 pontos à 21.ª jornada, menos nove do que na atualidade.

Oempate sem golos no Dragão deixou o Sporting bem embalado rumo à conquista de um título que lhe foge há 19 anos e veio comprovar que esta temporada em termos pontuais é de facto uma das melhores de sempre da história do clube leonino.

Melhor só mesmo há 74 anos (época 1946-47), quando a equipa onde sobressaía­m os CincoVioli­nos conseguiu chegar à 21.ª jornada com 19 vitórias, um empate e uma derrota, o que na contabilid­ade atual (três pontos por vitória, quando na altura eram dois) daria 58 pontos, ou seja, mais três do que atualmente contabiliz­a o conjunto orientado por Rúben Amorim, que soma 17 vitórias, quatro empates e está ainda sem qualquer derrota.

Em 1948-49, também feita a reconversã­o para três pontos por vitória, os leões somavam exatamente os mesmos 55 pontos atuais, resultado de 18 triunfos, um empate e duas derrotas. Precisamen­te a mesma marca que têm este ano e que permite alguma tranquilid­ade em termos de liderança, numa altura em que faltam disputar 13 jornadas e estão 39 pontos em jogo.

Só tendo como ponto de comparação este século, não existe memória de uma temporada assim. A melhor pontuação que os leões tinham atingido neste milénio à passagem da 21.ª jornada foi em 2015-16, na primeira época de Jorge Jesus como treinador, onde registava 52 pontos e dividia a liderança da I Liga com o Benfica (16 vitórias, quatro empates e uma derrota).

Aliás, neste século, só em duas ocasiões um clube conseguiu fazer mais pontos do que o Sporting atual nas primeiras 21 jornadas. Foi o FC Porto de André Villas-Boas, em 2010-11, que à passagem da ronda 21 somava um total de 59 pontos (19 vitórias e dois empates), e os dragões de José Mourinho em 2002-03, com 57 (18 vitórias e três empates).

O FC Porto, nas épocas 2003-04 e 2017-18, e o Benfica em 2012-13, também chegaram a esta altura com os mesmos 55 pontos que atualmente os leões somam no campeonato.

Como curiosidad­e refira-se que na última vez que o Sporting foi campeão, na temporada 2001-02, somava 46 pontos à 21.ª jornada, menos nove do que na atualidade, numa equipa onde pontificav­am nomes como João Pinto, Mário Jardel, André Cruz, Sá Pinto, entre outros, e que era treinada pelo romeno Laszlo Bölöni.

Uma defesa ao nível de 1981-82

Há quem diga que o sucesso de uma equipa de futebol começa na baliza e na defesa. E o Sporting de Rúben Amorim é um bom exemplo disso. Com o empate sem golos garantido sábado no Dragão, o leão atual tornou-se na melhor defesa da história do clube à passagem da 21.ª jornada, com apenas dez golos sofridos – uma média de 0,47 por desafio.

Aliás, os leões podem gabar-se neste momento de serem a defesa menos batida das cinco principais ligas europeias. Mérito para toda a equipa, mas sobretudo para o guarda-redes espanhol Antonio Ádan, que chegou esta temporada a Alvalade e tem-se revelado uma contrataçã­o de grande nível.

Esta é também a segunda vez na história que os leões estão invictos há 21 jogos (ainda não perderam em qualquer jogo do campeonato), a última tinha acontecido em 1981/82, ano em que ganharam o título de campeão sob o comando do inglês Malcolm Allison. Mas nessa altura, os leões tinham mais empates do que atualmente – seis contra quatro.

Voltando à defesa, o Sporting não sofreu golos em 59% dos jogos que realizou em todas as competiçõe­s em que entrou esta temporada, ou seja, são 17 encontros sem golos encaixados em 29 desafios realizados, o que permitiu à equipa bater o seu melhor registo desde 2017-18.

 ??  ?? Costes lidera uma defesa que não sofreu golos em 59% dos jogos que já disputou nesta temporada.
Costes lidera uma defesa que não sofreu golos em 59% dos jogos que já disputou nesta temporada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal