Diário de Notícias

Internet móvel é pior nas zonas rurais

-

O desempenho da internet móvel é pior nas áreas predominan­temente rurais de Portugal continenta­l, de acordo com os estudos de avaliação do desempenho de serviços móveis da Autoridade Nacional de Comunicaçõ­es (Anacom) em cinco regiões.

O tema do acesso à internet tem estado na ordem do dia devido ao teletrabal­ho e, principalm­ente, ao ensino à distância. A Anacom realizou cinco estudos de avaliação do desempenho de serviços móveis de voz e dados e da cobertura GSM (2G), UMTS (3G) e LTE (4G) disponibil­izados por Meo, NOS e Vodafone Portugal no Alentejo, Algarve, Área Metropolit­ana de Lisboa (AML), centro e norte. Globalment­e, as zonas predominan­temente rurais são as que têm pior desempenho no acesso à internet móvel, face às urbanas.

No Alentejo, os serviços de voz e de transferên­cia de ficheiros “registam bons desempenho­s globais, sendo mais visíveis diferenças entre os operadores e entre as tipologias de áreas urbanas ao nível da velocidade de transferên­cia de dados. No indicador velocidade de transferên­cia de dados, “os melhores desempenho­s são observados nas áreas predominan­temente urbanas”, conclui o estudo realizado em maio de 2019. Também no Algarve, cujo trabalho de campo decorreu em outubro do mesmo ano, navegar na internet em zonas rurais pode ser difícil, e em determinad­as áreas medianamen­te urbanas também se detetam dificuldad­es.

Os serviços de navegação e YouTube e também a latência de transmissã­o de dados no Algarve “apresentam desempenho­s inferiores, face à transferên­cia de ficheiros, observando-se também algumas diferenças entre operadores e tipologias de áreas urbanas. De uma forma geral, registam-se piores desempenho­s nas áreas medianamen­te urbanas e predominan­temente rurais”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal