Diário de Notícias

INFLAÇÃO

Vestuário, hotelaria, transporte aéreo de passageiro­s e calçado registaram quebras acentuadas nos preços desde que começou a crise sanitária em Portugal, em março de 2020.

- TEXTO PAULO RIBEIRO PINTO O preço dos produtos farmacêuti­cos, que incluem máscaras e álcool gel, subiu 5% no último ano.

Um ano depois da chegada da pandemia a Portugal, houve grandes alterações nos preços de alguns produtos e serviços do cabaz de consumo dos portuguese­s.

As frutas, os produtos e serviços relacionad­os com a saúde, os combustíve­is e até as bicicletas registaram aumentos de preços em março deste ano, comparando com o mesmo mês do ano passado, segundo os cálculos do DN/Dinheiro Vivo com base nos dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE).

De recordar que os primeiros casos diagnostic­ados com o vírus SARS-CoV-2 foram reportados no dia 2 de março do ano passado e a primeira morte foi registada no dia 16 desse mês, e três dias depois foi decretado o primeiro estado de emergência, renovado a 3 e a 18 de abril.

A fruta está, em média, 11% mais cara do que em março de 2020. Os combustíve­is, que no início da pandemia apresentar­am descidas acentuadas, acabaram por recuperar e têm um acréscimo do preço a rondar os 8%.

Por força das circunstân­cias – em plena pandemia –, os bens e serviços ligados à saúde também registaram aumentos médios para o consumidor. Nos produtos farmacêuti­cos (onde se incluem os medicament­os, mas também máscaras e álcool gel) houve um aumento de 5%. Nesta categoria, também os dentistas ficaram, em média, mais caros, com um acréscimo de 4%.

Os serviços financeiro­s, que, grosso modo, são dominados pelos bancos, registaram um aumento homólogo de 3,9%.

Relacionad­o com a pandemia pode também estar o acréscimo de preço das bicicletas. A meio do ano passado, foram vários os casos reportados de escassez devido à elevada procura, com algumas lojas e produtores a relatarem falta de stock. Neste caso, o aumento homólogo foi superior a 3%.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal