Diário de Notícias

Deputado do PS suspeito em caso de corrupção é membro do órgão que fiscaliza google da informação criminal

António Gameiro, em relação a quem a PJ pediu levantamen­to da imunidade, é do conselho que fiscaliza o google de informação criminal.

- TEXTO PAULA SÁ E VALENTINA MARCELINO paulasa@dn.pt valentina.marcelino@dn.pt

Odeputado do PS António Gameiro, suspeito de corrupção num negócio de um terreno em Monte Gordo, concelho de Vila Real de Santo António, que levou nesta semana à detenção da presidente daquela câmara, é membro eleito pela Assembleia da República do Conselho de Fiscalizaç­ão do Sistema Integrado de Informação Criminal (CFSIIC), uma plataforma tecnológic­a que funciona como uma espécie de google através do qual as polícias acedem a investigaç­ões e informaçõe­s de suspeitos.

Na terça-feira, a Policia Judiciária fez buscas a casa de António Gameiro, candidato do PS à Câmara de Ourém, e pediu o levantamen­to da imunidade parlamenta­r do deputado, no âmbito da designada Operação Triângulo. Levantada essa imunidade, o deputado deverá ser constituíd­o como arguido. Nesta operação foi detida Conceição Cabrita, a autarca do PSD, e mais três pessoas, por suspeita de corrupção e abuso de poder.

António Gameiro é um dos membros eleitos do CFSIIC que fiscaliza a plataforma informátic­a de partilha de informaçõe­s, um sistema que, por tornar vulnerávei­s os direitos constituci­onais, levou o Parlamento a criar um organismo de controlo, precisamen­te o CFSIIC.

Entre outras coisas, o Conselho acompanha a atividade dos órgãos de policia criminal (em que se inclui a PJ) no tocante ao intercâmbi­o de dados e informaçõe­s do Sistema Integrado de Informação Criminal, através de visitas e análise dos registos de auditoria.

O deputado socialista já tinha estado envolvido em polémica quando foi condenado, em 2015, em primeira instância – o que foi confirmado pelo Tribunal da Relação de Évora um ano depois –, a pagar 45 mil euros à autora de um processo cível que alegou que António Gameiro, também advogado, tinha ficado com o dinheiro da venda de um apartament­o.

Gameiro aparece agora envolvido na denominada Operação Triângulo, que levou a PJ a fazer “cerca de duas dezenas de buscas”, designadam­ente domiciliár­ias, em estabeleci­mentos e escritório­s de advogados”, diligência­s que “tiveram lugar na região do Algarve, Lisboa, Leiria e Ourém”.

Foram detidas quatro pessoas: Conceição Cabrita, presidente da Câmara deVila Real de Santo António; um outro funcionári­o da autarquia algarvia; Carlos de Matos, empresário imobiliári­o da zona de Leiria, que comprou o terreno; e um outro empresário, de Lisboa, também envolvido no negócio.

Em causa está a compra, em abril do ano passado, de um terreno no Algarve, por 5,6 milhões de euros, pelo grupo imobiliári­o Saint Germain, do empresário Carlos de Matos. O Departamen­to de Investigaç­ão e Ação Penal de Évora, que dirige o inquérito, diz que “em causa estão factos suscetívei­s de integrarem a prática dos crimes de corrupção, recebiment­o indevido de vantagem e abuso de poder”.

A proposta de venda do terreno, com cerca de cinco mil metros quadrados, situado na praia de Monte Gordo, junto ao HotelVasco da Gama, foi aprovada em assembleia municipal no dia 3 de abril de 2020, com os votos a favor do PSD e contra da bancada do PS e da CDU, pode ler-se na ata da reunião a que a Lusa teve acesso.

 ??  ?? António Gameiro Deputado do PS
António Gameiro Deputado do PS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal