Diário de Notícias

EUROPEUS DE LISBOA

Prova reúne cerca de 400 judocas (18 portuguese­s) no Altice Arena de sexta a domingo. Atleta do Benfica é recordista de medalhas – 14 em 14 europeus – e vai ser homenagead­a. Contas do evento derraparam devido a exigências ligadas à pandemia.

- TEXTO ISAURA ALMEIDA

Telma Monteiro é sinónimo de medalhas e isso é (talvez) o melhor elogio que podem fazer à judoca do Benfica. Em 14 europeus, conquistou 14 medalhas. Nos Europeus de Judo, que decorrem em Lisboa entre sexta-feira e domingo, vai tentar ganhar a 15.ª medalha de olhos postos no sexto título. E pode até dizer-se que ela já vai entrar no tatami como vencedora, uma vez que será homenagead­a e receberá a Ordem de Mérito do Governo.

A cerimónia de distinção à melhor judoca portuguesa de sempre e única medalhada olímpica da atualidade terá lugar no sábado e contará com a presença do Presidente da República e de membros do Governo. Está prevista a transmissã­o de um vídeo a ilustrar momentos altos da carreira de Telma Monteiro, de 35 anos, que foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

A irmã, Ana Monteiro, antiga judoca internacio­nal já retirada, que há mais de 20 anos a convenceu a ir treinar ao Clube Construçõe­s Norte-Sul, de Almada, estará presente e se for chamada a dizer umas palavras talvez a voz saia embargada com a “emoção” e o “orgulho” que sente na irmã. Para ela, “o segredo do sucesso de Telma é ela nunca se ter contentado”com aquilo que ganhou.

“Lembro-me, quando ela ganhou a primeira medalha num europeu, de dizer que queria ganhar uma medalha em cada competição que participas­se e à medida que foi conseguind­o não se deixou deslumbrar”, contou Ana Monteiro ao DN, acreditand­o que a irmã vai “chegar em grande forma” aos europeus de Lisboa e “lutar por mais uma medalha”.

Porque isso “está no seu ADN”. É uma atleta “provida de muito talento, uma capacidade mental e física fora do normal”. Além disso, é “reservada, discreta e avessa ao estatuto de figura pública”. Alguém que despertou para o judo a ver filmes na companhia da irmã mais velha: “Lembro-me de estarmos sentadas no sofá a ver filmes doVan Damme e acabarmos sempre à porrada [risos].”

A judoca tem conquistad­o medalhas em todos os Europeus que disputou. Um registo impression­ante que a tornam na terceira mais medalhada de sempre a nível mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal