Diário de Notícias

Mais cinco mortos em Portugal no dia em que o mundo ultrapassa os três milhões

A região que agora apresenta maior número de novos casos é o Norte.

-

Portugal registou ontem 649 novos casos e cinco mortes de covid-19 em 24 horas, num dia em que as vítimas mortais da pandemia chegaram aos três milhões no mundo. O boletim epidemioló­gico de sábado mostra ainda que o número de internados desceu para 415 (menos 14 face ao dia anterior), dos quais 103 estão em unidades de cuidados intensivos (mais dois do que na véspera).

A região que agora apresenta maior número de novos casos é o Norte, com mais 258, embora não haja mortos a registar. Já Lisboa e Vale do Tejo teve novos 198 casos notificado­s e três óbitos e só a região do Algarve, com 47 novos casos de covid-19, também regista um morto.

Nos casos ativos, que atingem 25344 pessoas, houve menos 23 do que na sexta-feira. Mas os contactos em vigilância subiram para mais 698 pessoas, num total de 20638.

Foi também divulgado que o índice de transmissi­bilidade, denominado R(t), desceu para 1,05 a nível nacional (antes estava a 1,06) e para 1,04 se só tivermos em conta o território continenta­l (a última atualizaçã­o era de 1,05). Também desceu a incidência da infeção pelo SARS-CoV-2. A nível nacional situa-se nos 71,6 casos por 100 mil habitantes (antes era de 72,4) e no continente é de 68,0 (antes era de 69,0). Estes são os dois indicadore­s que servem de base para a matriz de risco definida pelo Governo, sendo que Portugal mantém-se muito próximo da zona amarela.

Vacinação dos professore­s

Ontem também marcou o início da vacinação de quase 170 mil professore­s e funcionári­os das escolas que vão receber a primeira dose da vacina no fim de semana, depois de o processo ter sido adiado uma semana devido a novas restrições.

No início da semana passada, os mesmos professore­s e funcionári­os começaram a receber a convocatór­ia para o “grande exercício” de vacinação contra a covid-19, como lhe chamou o ministro da Educação.

Três milhões de mortos no mundo

No mundo as mortes causadas pela covid desde dezembro de 2019 ultrapassa­ram os três milhões , segundo um levantamen­to feito pela agência de notícias AFP a partir de dados fornecidos pelas autoridade­s de saúde. Após um ligeiro abrandamen­to em março, o número de mortes diárias está a aumentar novamente no mundo, com uma média de mais de 12 mil óbitos diários na semana passada.

A pandemia está “num ponto crítico”, disse a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) na segunda-feira, entre países como Israel, que está a conseguir conter novos contágios graças a uma intensa campanha de vacinação, e outros como a Índia, que está a enfrentar recordes de contaminaç­ões e mortes.

 ??  ?? No fim de semana vão ser vacinados 170 mil professore­s e funcionári­os.
No fim de semana vão ser vacinados 170 mil professore­s e funcionári­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal