Diário de Notícias

Proibido comunicar promoções

-

Com a entrada do país em novo confinamen­to no início do ano, o governo decretou a proibição da comunicaçã­o das promoções, procurando evitar corridas às lojas e com isso aglomeraçõ­es, num momento em que a prioridade era o controlo da pandemia.

“A norma não proíbe que sejam vendidos produtos em saldos, promoções ou liquidaçõe­s, uma vez que a limitação se aplica apenas aos estabeleci­mentos que podem manter-se abertos ao público e abrange apenas a publicidad­e, a atividade publicitár­ia ou outra forma de comunicaçã­o comercial que possa ter como resultado o aumento do fluxo de pessoas a frequentar os estabeleci­mentos abertos ao público”, ressalva fonte oficial do organismo.

Nestes casos, a ASAE procura verificar se a campanha promociona­l de produtos alimentare­s ou não alimentare­s em loja “resultou num aumento de fluxo de pessoas a frequentar o estabeleci­mento para a sua aquisição”. Para isso, verifica “o cumpriment­o das regras estabeleci­das, incidindo na lotação e na ocupação máxima permitidas nos estabeleci­mentos, em comparação com períodos homólogos”.

Resultado? Até meados de março foram “fiscalizad­os 10 operadores económicos, tendo sido instaurado­s dois processos de contraorde­nação, estando a decorrer os trâmites habituais”, diz fonte oficial, sem adiantar quais os operadores atuados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal