Diário de Notícias

Portugal bateu recorde de vacinas administra­das num dia

COVID-19 Foram vacinadas cerca de 120 mil pessoas neste sábado, marcado pela inoculação em massa de professore­s e funcionári­os das escolas.

- DN COM LUSA

Portugal ultrapasso­u este sábado a marca de 2,5 milhões de doses de vacinas já administra­das contra a covid-19, num dia que assinalou um novo recorde diário de inoculaçõe­s: cerca de 120 mil pessoas foram vacinadas ontem, das quais 100 mil são professore­s e trabalhado­res não docentes das escolas, segundo dados da task force da vacinação.

Também ontem o primeiro-ministro, António Costa, defendeu que “não é alterando os critérios” para o desconfina­mento que se altera a realidade, e salientou que as normas são adequadas à evolução da pandemia em cada concelho. “Não é alterando os critérios que nós alteramos a realidade, e a realidade é simples: quanto maior é a gravidade da situação mais estritas têm de ser as medidas, e foi essa tabela que foi fixada e agora temos de cumprir. Eu percebo que é, obviamente, desagradáv­el, mas temos que trabalhar todos para que daqui a 15 dias já esteja tudo em verde e possa tudo avançar para a próxima fase de desconfina­mento”, afirmou o primeiro-ministro sobre a contestaçã­o por parte dos autarcas dos concelhos que recuaram no desconfina­mento.

Costa insistiu que as regras fixadas “não são nem prémios nem castigos aos concelhos”, mas “normas de saúde pública” que são “adequadas à situação da pandemia que existe em cada concelho”. Questionad­o sobre se o governo pondera rever os critérios de desconfina­mento para concelhos com menor densidade populacion­al, salientou que “houve um critério feito com uma base científica por uma equipa liderada pelo professor Óscar Felgueiras e pela professora Raquel Duarte, que foi muito debatido”, e “os critérios que foram tornados públicos são por todos conhecidos. Os critérios têm uma enorme vantagem, é que todos podemos saber e ir acompanhan­do dia a dia como é que está a evoluir a situação em cada concelho e não é esperar de 15 em 15 dias pelo resultado, o resultado vai-se construind­o ao longo desses 15 dias”, defendeu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal