Diário de Notícias

The Yeatman volta aos encontros com fazedores de vinho

Eventos vínicos voltam ao hotel de luxo de Vila Nova de Gaia. Retomam os jantares com pratos criados pelo chef Ricardo Costa e arrancam as provas mais descontraí­das.

- TEXTO LINA SANTOS lina.santos@dn.pt

Localizado em Vila Nova de Gaia, o hotel The Yeatman tem uma das melhores vistas para o Porto e para o Douro. O chef Ricardo Costa ocupa-se da cozinha duas estrelas Michelin do restaurant­e que, por estes dias, retoma a agenda de eventos que unem vinho e gastronomi­a, uma marca deste hotel de luxo inaugurado há pouco mais de uma década, são os eventos que combinam a gastronomi­a e os vinhos.

A agenda foi retomada, após o período de confinamen­to, e um novo formato, “Meet the Winemaker”, uma masterclas­s, em tom informal, destinada a pôr em contacto apreciador­es de vinho e os seus produtores, vindos de todos os cantos do país, como explica Elisabete Fernandes, diretora de vinho do The Yeatman, ao DN. “São ao final do dia, geralmente, à sexta-feira ou ao sábado, com seis vinhos escolhidos pelos produtores.” E são acompanhad­os de histórias. “Queremos que venha o enólogo ou alguém emblemátic­o e que conhece todas as histórias que dão valor à casa.”

É um momento muito mais informal, de partilha de curiosidad­es sobre a propriedad­e e os vinhos”. Era, comenta, uma ideia há muito pedida pelos clientes do The Yeatman. “Esta é uma abordagem mais simpática, num estilo Yeatman”, acrescenta. Em vez do jantar com um menu de quatro pratos ou da típica prova em pé, em que todos circulam, aqui há lugares sentados, 20 no total, e foi criada uma tábua de queijos e enchidos pessoal e intransmis­sível (50 euros). “Sentimos necessidad­e de ter provas para locais, ao final do dia, a preços mais acessíveis, daí arrancarmo­s com este formato. É uma vontade nossa para trazer o hotel mais para a cidade”, acrescenta.

A este evento soma-se outro, já clássico, no The Yeatman – o jantar vínico, tradiciona­lmente à quinta-feira, para o qual já há datas e produtores – Niepoort, Churchill’s, Pi

cowines eValados de Melgaço. Têm estado esgotados, explica.

As provas são acompanhad­as de um menu de quatro pratos criado em exclusivo para cada jantar (80 euros por pessoa). A assinatura é do chef Ricardo Costa, a partir da seleção de vinhos que os distintos produtores levam ao The Yeatman.

O hotel tem, desde o início, em 2011, “assumido a sua missão enquanto embaixada de vinhos portuguese­s, dando a conhecer a diversidad­e de regiões, perfis e projetos que compõem o mapa vitiviníco­la nacional. Nestes eventos são dados a conhecer os projetos, na primeira pessoa, por quem lhes dá corpo e alma”, diz Elisabete Fernandes.

Fazendo do vinho o seu tema, o TheYeatman promove provas de vinhos de diferentes níveis, tradiciona­is masterclas­ses com especialis­tas e também wine flights, que podem ser feitos a qualquer hora do dia no bar do hotel. “É uma sequência de prova, com três vinhos já pré-definidos, mais informal, tem uma explicação ligeira, sem a presença permanente de um sommelier”, explica Elisabete Fernandes. “O cliente, caso tenha alguma dúvida, pode pedir alguma explicação, mas a folha que acompanha a prova dá-lhe todas as pistas”, conclui a diretora da vinhos, há dez anos no hotel, há quatro anos na direção de vinhos, depois de ter sido sommelier e sommelier-chefe.

A conversa decorre em vésperas de entrarem em vigor novas regras relacionad­as com restaurant­es e hotéis. “Não podemos arriscar qualquer falha. A exigência tem de ser mantida e até temos de elevar a fasquia.” Antecipa que deverão contratar uma equipa profission­al para realizar a testagem de hóspedes e clientes. A outra regra é manter o distanciam­ento, outra razão que levou o The Yeatman a rever as suas provas de vinho e criar em “Meet TheWinemak­er”.

O The Yeatman promove provas de vinhos de diferentes níveis, tradiciona­is masterclas­ses com especialis­tas e também wine flights, que podem ser feitos a qualquer hora do dia no bar do hotel.

 ??  ?? Os encontros com produtores, ao ar livre, são mais informais e destinados a partilhar histórias com quem faz os vinhos.
Os encontros com produtores, ao ar livre, são mais informais e destinados a partilhar histórias com quem faz os vinhos.
 ??  ?? Elisabete Fernandes, diretora de vinhos do The Yeatman, diz que é importante abrir o hotel à cidade.
Elisabete Fernandes, diretora de vinhos do The Yeatman, diz que é importante abrir o hotel à cidade.
 ??  ?? O hotel retoma a tradição do jantar vínico, às quintas-feiras. As provas são acompanhad­as de um menu de quatro pratos criado em exclusivo para cada refeição. A assinatura é do chef Ricardo Costa.
O hotel retoma a tradição do jantar vínico, às quintas-feiras. As provas são acompanhad­as de um menu de quatro pratos criado em exclusivo para cada refeição. A assinatura é do chef Ricardo Costa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal