Diário de Notícias

Richard Branson irá bater, por nove dias, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, cuja viagem está marcada para dia 20 de julho.

-

dia, que ou acabaria na prisão ou tornar-se-ia milionário. O seu primeiro negócio foi uma revista, intitulada Student, que lançou aos 16 anos, mas foi a partir dos 20, com a venda de discos pelo correio, que lançaria as bases da Virgin Records e do grupoVirgi­n. Rádios, hotéis, comboios, aviões... Estas são apenas algumas das áreas pelas quais enveredou, com a sua empresa a ter atualmente mais de 70 mil funcionári­os.

Conhecido pelas suas aventuras e vários recordes do mundo, desde travessias do Atlântico ou do Pacífico em iates ou balões de ar quente ao maior número de pessoas num kitesurf, Branson prepara-se agora para ser o primeiro milionário a voar para o espaço, depois de ter criado a Virgin Galactic, em 2004, para apostar no turismo espacial. A ideia de Branson era ter feito a sua primeira viagem há dois anos, mas sucessivos atrasos e até um trágico acidente, que causou a morte de um piloto em 2014, impediram-no até agora de realizar o sonho.

“Sempre fui um sonhador. A minha mãe [que morreu com covid-19 em janeiro] ensinou-me a nunca desistir e a alcançar as estrelas”, disse Branson. Este será o primeiro voo de teste com quatro passageiro­s, além dos dois pilotos, a bordo da SpaceShipT­wo, que já fez três viagens com sucesso ao espaço – para os norte-americanos, as 50 milhas (ou 80 quilómetro­s) marcam a fronteira do espaço. A nave descola acoplada ao avião WhiteKnigh­tTwo, sendo lançada depois a uma velocidade mais de três vezes a do som. Quando atingir a altitude máxima, os passageiro­s terão alguns minutos sem gravidade, antes de a nave voltar para a Terra, aterrando como um avião normal.

O sucesso do voo abrirá a porta ao turismo espacial, havendo já mais de 600 reservas para a experiênci­a, que poderá custará entre 300 mil e 400 mil dólares.

A nave SpaceShipT­wo sob as asas do avião WhiteKnigh­tTwo, num dos voos de teste. Ambas descolam do Novo México, sendo a nave lançada apenas quando atinge os 15 mil metros de altitude.

O milionário Richard Branson (o terceiro a contar da direita) com o resto da equipa deste primeiro voo, que, além dos dois pilotos (nas pontas), inclui passageiro­s. Além de Branson, viajam três especialis­tas da Virgin Atlantic.

 ??  ?? VSS Unity
VSS Unity

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal